Sabendo que o jogo é um excelente recurso para o trabalho com a Matemática, duas professoras do Ensino Fundamental I desenvolveram as seguintes ações pedagógicas: PROFESSORA 1 Trouxe para a sala de aula vários jogos envolvendo Matemática: memória de números, dominó da adição, trilha da multiplicação, boliche da subtração, descubra o número, pega-varetas. Os alunos foram convidados a formar grupos e escolher um jogo para jogarem durante trinta minutos. Passado o tempo estipulado, a professora fez questionamentos: Gostaram do jogo? Quem ganhou? Quem não conseguiu ganhar ainda? Vamos instituir a sexta-feira do jogo? Assim, os jogos passaram a ser trazidos para a sala de aula uma vez por semana, sendo obrigatório que em cada aula se jogasse um jogo diferente. Nesses momentos, a professora organizava tudo e atendia os conflitos que surgissem. PROFESSORA 2 Pensando em uma sequência didática para ser desenvolvida em vários dias, primeiramente permitiu que as crianças explorassem o jogo livremente e tentassem inventar formas de jogá-lo. No coletivo, os alunos socializaram as tentativas que fizeram de jogar, que tipos de regras inventaram. A partir do que disseram, a professora foi esclarecendo as “verdadeiras” regras e orientações sem deixar de valorizar as tentativas dos alunos. De posse das informações dadas, os alunos jogaram pela primeira vez seguindo as regras. Em seguida a professora propôs um desenho sobre o jogo. Na segunda vez jogando o mesmo jogo, a professora começou a questionar sobre descobertas feitas, além de lançar questões problematizadoras a partir do jogo: Para que servem estes números? Qual o maior número? Que quantidades vocês veem nos dados? Se jogarmos com dois dados, como podemos obter 6 somando os dois? A partir da conversa e das respostas dos alunos, a professora convidou-os a mostrar seu próprio raciocínio na lousa e, em seguida, fez a sistematização no quadro, explorando as situações vivenciadas por eles no jogo. Na terceira vez que jogaram, a proposta foi que o grupo elaborasse um texto contando suas aprendizagens com o jogo, dicas para jogar bem, etc. Na quarta vez em que se trabalhou o mesmo jogo, a professora propôs problemas a partir dele: Na sua vez de jogar o Victor tirou 5 em um dos dados, mas seu resultado total foi 7. Qual número saiu no outro dado?Considerando as duas situações de jogo sob a perspectiva dos estudos e orientações atuais sobre o uso significativo do jogo na matemática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A professora 1 usou adequadamente o jogo como recurso pedagógico para introdução e discussão de conteúdos matemáticos variados, priorizando sua potencialidade educativa e o aspecto curricular a ser desenvolvido. ( ) A professora 2 desenvolveu uma atitude pedagogizante em relação ao jogo e, apesar de permitir uma primeira exploração, logo impôs regras pré-estabelecidas, o que é inadmissível na atividade envolvendo jogo. ( ) A ação da professora 1 revela ausência de intencionalidade pedagógica relacionada especificamente ao trabalho com a matemática, uma vez que não se realizou nenhum tipo de exploração ligada a esta área de conhecimento, e, assim, o jogo serviu como pretexto e passatempo. ( ) Apesar da visível intencionalidade e boa exploração dos conhecimentos matemáticos, a professora 2 pecou pela mesmice, oferecendo o mesmo jogo várias vezes tornando o processo repetitivo e cansativo, o que não condiz com o caráter dinâmico do uso do jogo como alternativa metodológica. Assinale a sequência correta.
Sabendo que o jogo é um excelente recurso para o trabalho com a Matemática, duas professoras do Ensino Fundamental I
desenvolveram as seguintes ações pedagógicas:
PROFESSORA 1
Trouxe para a sala de aula vários jogos envolvendo Matemática: memória de números, dominó da adição, trilha da
multiplicação, boliche da subtração, descubra o número, pega-varetas.
Os alunos foram convidados a formar grupos e escolher um jogo para jogarem durante trinta minutos. Passado o tempo
estipulado, a professora fez questionamentos: Gostaram do jogo? Quem ganhou? Quem não conseguiu ganhar ainda?
Vamos instituir a sexta-feira do jogo? Assim, os jogos passaram a ser trazidos para a sala de aula uma vez por semana,
sendo obrigatório que em cada aula se jogasse um jogo diferente. Nesses momentos, a professora organizava tudo e
atendia os conflitos que surgissem.
PROFESSORA 2
Pensando em uma sequência didática para ser desenvolvida em vários dias, primeiramente permitiu que as crianças
explorassem o jogo livremente e tentassem inventar formas de jogá-lo. No coletivo, os alunos socializaram as tentativas
que fizeram de jogar, que tipos de regras inventaram. A partir do que disseram, a professora foi esclarecendo as
“verdadeiras” regras e orientações sem deixar de valorizar as tentativas dos alunos.
De posse das informações dadas, os alunos jogaram pela primeira vez seguindo as regras. Em seguida a professora propôs
um desenho sobre o jogo.
Na segunda vez jogando o mesmo jogo, a professora começou a questionar sobre descobertas feitas, além de lançar
questões problematizadoras a partir do jogo: Para que servem estes números? Qual o maior número? Que quantidades
vocês veem nos dados? Se jogarmos com dois dados, como podemos obter 6 somando os dois?
A partir da conversa e das respostas dos alunos, a professora convidou-os a mostrar seu próprio raciocínio na lousa e, em
seguida, fez a sistematização no quadro, explorando as situações vivenciadas por eles no jogo.
Na terceira vez que jogaram, a proposta foi que o grupo elaborasse um texto contando suas aprendizagens com o jogo,
dicas para jogar bem, etc.
Na quarta vez em que se trabalhou o mesmo jogo, a professora propôs problemas a partir dele: Na sua vez de jogar o
Victor tirou 5 em um dos dados, mas seu resultado total foi 7. Qual número saiu no outro dado?
Considerando as duas situações de jogo sob a perspectiva dos estudos e orientações atuais sobre o uso significativo do
jogo na matemática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A professora 1 usou adequadamente o jogo como recurso pedagógico para introdução e discussão de conteúdos
matemáticos variados, priorizando sua potencialidade educativa e o aspecto curricular a ser desenvolvido.
( ) A professora 2 desenvolveu uma atitude pedagogizante em relação ao jogo e, apesar de permitir uma primeira
exploração, logo impôs regras pré-estabelecidas, o que é inadmissível na atividade envolvendo jogo.
( ) A ação da professora 1 revela ausência de intencionalidade pedagógica relacionada especificamente ao trabalho
com a matemática, uma vez que não se realizou nenhum tipo de exploração ligada a esta área de conhecimento, e,
assim, o jogo serviu como pretexto e passatempo.
( ) Apesar da visível intencionalidade e boa exploração dos conhecimentos matemáticos, a professora 2 pecou pela
mesmice, oferecendo o mesmo jogo várias vezes tornando o processo repetitivo e cansativo, o que não condiz
com o caráter dinâmico do uso do jogo como alternativa metodológica.
Assinale a sequência correta.
- A)V, V, F, V
- B)V, F, F, F
- C)F, V, V, F
- D)F, F, V, F
Resposta:
A alternativa correta é D)
Analisando as práticas pedagógicas das duas professoras sob a perspectiva do uso significativo do jogo no ensino da Matemática, podemos identificar diferenças marcantes em suas abordagens.
A Professora 1 utilizou diversos jogos matemáticos, proporcionando aos alunos momentos lúdicos e de interação. No entanto, sua abordagem limitou-se à aplicação dos jogos sem uma exploração pedagógica mais profunda dos conceitos matemáticos envolvidos. A atividade funcionou mais como um momento recreativo do que como uma estratégia de aprendizagem intencional, o que justifica a classificação da primeira afirmação como Falsa (F).
Já a Professora 2 demonstrou uma abordagem mais estruturada e reflexiva. Ao permitir inicialmente a exploração livre do jogo, valorizou a construção do conhecimento pelos alunos. Sua progressão didática - desde a descoberta das regras até a proposição de problemas matemáticos complexos - mostra uma clara intencionalidade pedagógica. Isso torna a segunda afirmação Falsa (F), pois sua intervenção foi adequada e não meramente impositiva.
A terceira afirmação, que critica a falta de intencionalidade pedagógica da Professora 1, é Verdadeira (V). Embora tenha utilizado jogos matemáticos, não houve uma exploração sistemática dos conceitos, tornando a atividade mais recreativa do que educativa.
Por fim, a quarta afirmação, que critica a repetição do mesmo jogo pela Professora 2, é Falsa (F). A repetição foi intencional e progressiva, permitindo aprofundamento nos conceitos matemáticos, o que é uma estratégia válida e eficaz.
Portanto, a sequência correta é: D) F, F, V, F.
Deixe um comentário