Um dos fatores que mais dificultam a inserção da Etnomatemática como estratégia metodológica no ensino de Matemática é
ensino de Matemática é
- A)a postura tradicional e conservadora do sistema escolar.
- B)excessos de práticas sociais em diferentes contextos.
- C)a natureza universal do pensamento matemático.
- D)a complexidade da Matemática.
- E)a complexidade sociocultural.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Um dos principais desafios para a implementação da Etnomatemática como abordagem pedagógica no ensino de Matemática está relacionado à resistência encontrada no ambiente escolar. A alternativa correta, conforme indicado, é a letra A) "a postura tradicional e conservadora do sistema escolar".
Essa postura tradicional muitas vezes se manifesta na manutenção de métodos de ensino convencionais, que priorizam a Matemática em sua forma abstrata e descontextualizada, sem considerar as diversidades culturais presentes no processo de aprendizagem. A Etnomatemática, por sua vez, propõe uma visão mais ampla, integrando conhecimentos matemáticos às práticas culturais e sociais dos estudantes.
Embora outras alternativas apresentem elementos relevantes – como a complexidade da Matemática (D) ou a diversidade sociocultural (E) –, o maior obstáculo está enraizado na estrutura educacional vigente. O conservadorismo do sistema escolar dificulta a adoção de metodologias inovadoras, como a Etnomatemática, que exigem flexibilidade e abertura para novas perspectivas de ensino.
Portanto, a resistência à mudança por parte das instituições de ensino e dos próprios educadores, acostumados a modelos tradicionais, é o fator que mais impede a plena incorporação da Etnomatemática nas salas de aula.
Deixe um comentário