Uma importante recomendação dos Parâmetros Curriculares de Matemática é a de que, nas avaliações, o professor deve procurar identificar a causa dos erros em cada caso, evitando restringir-se apenas a assinalar errado na questão e explicar novamente na sala de aula de forma única para todos os alunos. Tal recomendação parte do pressuposto de que se todos os erros forem tratados da mesma maneira na explicação do professor, ela
na sala de aula de forma única para todos os alunos. Tal recomendação parte do pressuposto de que se todos os erros forem
tratados da mesma maneira na explicação do professor, ela
- A)poderá ser útil para alguns, mas será inútil para aqueles que faltaram na aula e perderam a explicação.
- B)será útil a todos os alunos porque provocará de forma igual a compreensão do tema discutido.
- C)poderá ser útil para alguns alunos, mas provavelmente não será para aqueles que não tiveram o tipo particular de dúvida que o professor está abordando.
- D)será pouco útil porque poderá provocar confusão para aqueles que não cometeram erros na questão.
- E)será pouco útil porque a redução da incidência de erros se faz apenas pela repetição de mais exercícios.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Uma importante recomendação presente nos Parâmetros Curriculares de Matemática destaca a necessidade de o professor, durante as avaliações, identificar as causas específicas dos erros cometidos pelos alunos, evitando limitar-se a simplesmente marcar as questões como incorretas e repetir a explicação de forma genérica para toda a turma. Essa abordagem parte do princípio de que os erros são heterogêneos e, portanto, demandam intervenções pedagógicas igualmente diversificadas.
Quando o professor trata todos os equívocos da mesma maneira, corre o risco de que sua explicação atenda apenas a uma parcela dos estudantes. Aqueles que cometem erros distintos ou possuem dúvidas específicas podem não se beneficiar da revisão, já que suas dificuldades não foram abordadas de maneira direcionada. Dessa forma, a alternativa C) é a que melhor reflete essa realidade, ao afirmar que a explicação uniforme "poderá ser útil para alguns alunos, mas provavelmente não será para aqueles que não tiveram o tipo particular de dúvida que o professor está abordando".
As demais alternativas apresentam argumentos que não se alinham completamente com a proposta dos Parâmetros Curriculares. A alternativa A) menciona a ausência nas aulas como fator determinante, o que desvia o foco da questão principal, que é a diversidade de erros. Já a B) pressupõe que uma explicação única seria igualmente eficaz para todos, ignorando as diferenças individuais de aprendizagem. A alternativa D) sugere que a revisão poderia confundir os alunos que não erraram, o que não é o cerne da recomendação. Por fim, a E) reduz a solução à prática repetitiva de exercícios, desconsiderando a importância da análise qualitativa dos erros.
Portanto, a resposta correta é C), pois sintetiza a ideia de que a personalização do ensino, com base na identificação das causas dos erros, é fundamental para uma aprendizagem efetiva em Matemática.
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