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Questões Sobre Estrutura do verbo (radical, vogal temática, desinências) - Português - concurso

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Questão 31

Que elementos a estrutura de uma forma verbal pode apresentar? 

  • A)ação, estado, desinência modo-temporal, desinência número-pessoal.
  • B)radical, tema, desinência modo-temporal, desinência número-pessoal.
  • C)fenômeno, ocorrência, desinência modo-temporal, desinência número-pessoal.
  • D)Nenhuma das alternativas.
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A alternativa correta é B)

A estrutura de uma forma verbal pode apresentar vários elementos, que são fundamentais para a construção de uma frase coerente e gramaticalmente correta. Além disso, é importante conhecer esses elementos para entender como as palavras se relacionam entre si e como elas transmitem significados diferentes.

Uma forma verbal é composta por um radical, que é a raiz da palavra, e por um tema, que é a parte da palavra que carrega o significado lexical. Além disso, as formas verbais também apresentam desinências, que são sufixos que indicam o modo, o tempo e a pessoa do verbo.

No que se refere às desinências, existem dois tipos principais: as desinências de modo-temporal e as desinências de número-pessoal. As desinências de modo-temporal indicam o modo (indicativo, subjuntivo, condicional, etc.) e o tempo (presente, passado, futuro, etc.) em que a ação está sendo realizada. Já as desinências de número-pessoal indicam a pessoa (primeira, segunda ou terceira) e o número (singular ou plural) do sujeito.

Portanto, a estrutura de uma forma verbal pode apresentar os seguintes elementos: radical, tema, desinência de modo-temporal e desinência de número-pessoal. Esses elementos são fundamentais para a construção de uma frase coerente e gramaticalmente correta.

  • A) ação, estado, desinência modo-temporal, desinência número-pessoal.
  • B) radical, tema, desinência modo-temporal, desinência número-pessoal.
  • C) fenômeno, ocorrência, desinência modo-temporal, desinência número-pessoal.
  • D) Nenhuma das alternativas.

O gabarito correto é B) radical, tema, desinência modo-temporal, desinência número-pessoal.

Questão 32

Os elementos mórficos que constituem os vocábulos INAPTO e CANTÂSSEMOS são, respectivamente: 

  • A)prefixo – radical – desinência nominal / radical – vogal temática – desinência verbal (número - pessoal) – desinência verbal (modo - temporal).
  • B)radical – desinência nominal / radical –  desinência verbal (número - pessoal) – desinência verbal (modo - temporal).
  • C)radical – sufixo – desinência nominal / radical – vogal temática – desinência verbal (número - pessoal).
  • D)prefixo – radical – desinência verbal / radical – vogal temática – desinência verbal (modo - temporal).
  • E)prefixo – radical – desinência nominal / radical – vogal temática – desinência verbal (modo - temporal) – desinência verbal (número - pessoal).
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Os elementos mórficos que constituem os vocábulos INAPTO e CANTÂSSEMOS são, respectivamente:

  • A)prefixo – radical – desinência nominal / radical – vogal temática – desinência verbal (número - pessoal) – desinência verbal (modo - temporal).
  • B)radical – desinência nominal / radical – desinência verbal (número - pessoal) – desinência verbal (modo - temporal).
  • C)radical – sufixo – desinência nominal / radical – vogal temática – desinência verbal (número - pessoal).
  • D)prefixo – radical – desinência verbal / radical – vogal temática – desinência verbal (modo - temporal).
  • E)prefixo – radical – desinência nominal / radical – vogal temática – desinência verbal (modo - temporal) – desinência verbal (número - pessoal).

Para entender melhor como esses elementos mórficos se relacionam, vamos analisar cada um deles em detalhes. Começamos pelo prefixo, que é um elemento mórfico que se adiciona ao início do radical de uma palavra. No caso do vocábulo INAPTO, o prefixo é "in-", que indica negação. Já no caso do vocábulo CANTÂSSEMOS, não há prefixo.

Em seguida, temos o radical, que é a parte central da palavra e carrega o seu significado principal. No caso do vocábulo INAPTO, o radical é "apt-", que significa habilidade ou capacidade. Já no caso do vocábulo CANTÂSSEMOS, o radical é "cant-", que se refere ao ato de cantar.

Depois do radical, temos a desinência nominal, que é o elemento mórfico que indica a função sintática da palavra. No caso do vocábulo INAPTO, a desinência nominal é "-o", que indica que a palavra é um substantivo masculino. Já no caso do vocábulo CANTÂSSEMOS, não há desinência nominal.

Agora, vamos analisar as desinências verbais. A desinência verbal (número - pessoal) indica o número (singular ou plural) e a pessoa (primeira, segunda ou terceira) do sujeito da oração. No caso do vocábulo CANTÂSSEMOS, a desinência verbal (número - pessoal) é "-ssemos", que indica que o sujeito é de primeira pessoa do plural.

A desinência verbal (modo - temporal) indica o modo (indicativo, subjuntivo, condicional, etc.) e o tempo (presente, pretérito, futuro, etc.) da oração. No caso do vocábulo CANTÂSSEMOS, a desinência verbal (modo - temporal) é "-ssemos", que indica que o modo é o subjuntivo e o tempo é o pretérito.

Com essas análises, podemos concluir que o gabarito correto é, de fato, E)prefixo – radical – desinência nominal / radical – vogal temática – desinência verbal (modo - temporal) – desinência verbal (número - pessoal). Isso porque o vocábulo INAPTO tem um prefixo "in-", um radical "apt-" e uma desinência nominal "-o", enquanto o vocábulo CANTÂSSEMOS tem um radical "cant-", uma vogal temática "-â-", uma desinência verbal (modo - temporal) "-ssem-" e uma desinência verbal (número - pessoal) "-os".

Questão 33

Entre os itens a seguir, indique aquele em que o elemento
mórfico destacado está analisado incorretamente.

  • A)In justiça – prefixo
  • B)Espert eza – sufixo
  • C)Pens o – desinência verbal indicativa 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.
  • D)Esquec e mos – vogal temática
  • E)Am o – desinência nominal de gênero
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A alternativa correta é E)

Entre os itens a seguir, indique aquele em que o elemento mórfico destacado está analisado incorretamente.

  • A)In justiça – prefixo
  • B)Espert eza – sufixo
  • C)Pens o – desinência verbal indicativa 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.
  • D)Esquec e mos – vogal temática
  • E)Am o – desinência nominal de gênero

Essa é uma questão clássica de análise morfológica, e é importante entender bem como cada um desses elementos mórficos funciona.

Vamos começar pelo item A, "In justiça". Nesse caso, o elemento mórfico destacado é o prefixo "in-", que indica negação ou oposição. Portanto, a análise está correta.

Já no item B, "Espert eza", o elemento mórfico destacado é o sufixo "-eza", que forma substantivos que indicam qualidade ou estado. Novamente, a análise está correta.

No item C, "Pens o", o elemento mórfico destacado é a desinência verbal "-o", que indica a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. Mais uma vez, a análise está correta.

No item D, "Esquec e mos", o elemento mórfico destacado é a vogal temática "e", que é uma vogal que faz parte da raiz do verbo. A análise também está correta.

Finalmente, no item E, "Am o", o elemento mórfico destacado é a desinência nominal "-o", que indica gênero masculino. No entanto, a análise está incorreta, pois a desinência "-o" não é exclusiva do gênero masculino.

Portanto, a resposta certa é o item E)Am o – desinência nominal de gênero.

É importante notar que a análise morfológica é uma ferramenta importante para entender a estrutura das palavras e como elas são formadas. Com essa habilidade, você pode decodificar e compreender melhor o significado das palavras.

Questão 34

Leia o texto para responder a questão. 


                                           Mais uma vez           
         
                                                                     Por Renato Russo
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!
                   
                Disponível em https://www.letras.mus.br/renato-russo/1213616/

Assinale a alternativa que apresenta um verbo.

  • A)O .
  • B)Sol.
  • C)Volta.
  • D)Amanhã.
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A alternativa correta é C)

Resposta: C) Volta.

Justificativa: O texto apresenta uma letra de música que faz referência à esperança e à confiança em si mesmo. No trecho "Mas é claro que o sol vai voltar amanhã", o verbo "voltar" está presente, indicando que o sol retorna todos os dias.

Portanto, a alternativa que apresenta um verbo é a letra C) Volta.

Questão 35

Comportamento: jovens de hoje
        Ser jovem hoje é mais difícil do que foi em outras
épocas, mesmo que isto possa parecer inverossímil, pelas
facilidades atuais.
       Os pais são mais compreensivos, tolerantes, há maior
liberdade sexual, de expressão e escolha profissional, o que
era inimaginável no passado; entretanto, a dualidade do
atual pensamento social coloca, lado a lado, toda a
facilidade disponível e a exigência cada vez maior no que diz
respeito à competência profissional, à estética, ao sucesso,
entre outras coisas, constituindo e sendo responsável por
novos sintomas que se manifestam nas relações familiares,
na escola e no próprio corpo.
         No mundo, hoje, tudo é muito rápido, é mais
tecnológico, é todo digital, interconectando uma aldeia
global. Hoje não conversamos com a nossa vizinha, batendo
um papo na janela.
         Os jovens de hoje vão direto para as redes sociais e,
com isso, até os cafés agora também são virtuais. Vivemos
uma época em que tudo se entrega, desde pizzas, vídeos,
flores, livro, remédios, eletrodomésticos, até maconha.
      Nossos jovens vão formando suas personalidades num
mundo de entregas rápidas, de soluções imediatas, de falta
de espaço para a espera e o amadurecimento, por isso
reúnem características diversas e, por vezes, conflitantes
como: individualidade, consumismo, má-educação, agressividade, rebeldia, radicalidade, etc.
       Como exigir dos jovens que têm à sua disposição todas
as facilidades proporcionadas pelos pais e professores, que
saiam à luta, que encarem as frustrações que toda conquista
requer?            Esta geração não está perdida, mas perdidos estarão os
adultos se não compreenderem que, apesar do descartável
e da correria, os jovens precisam da solidez dos valores e da
experiência dos mais velhos, de uma boa estrutura familiar,
mesmo que eles, com toda onipotência da juventude,
achem isso tudo muito ultrapassado.
     Sem isso, a construção da identidade e personalidade
do jovem estará irremediavelmente prejudicada. É na
juventude que desbravamos o mundo, descobrimos quem
somos, aprendemos com as experiências da vida e vivemos
aquilo que, quando formos mais velhos, será a fonte da
nossa sabedoria.
      Podem mudar o mundo, surgir novas tecnologias,
novos ídolos, novas modas e um novo tudo, mas ser jovem
vai ser sempre ser jovem e as coisas que acontecem na
juventude ficarão sempre marcadas pela vida inteira.
(Ana Maria Alvin Moura. Sobre a Esperança – F. Beto & M. S.

Cortella. Acesso em: 18/03/2019. Com adaptações.)

De acordo com o emprego das classes de palavras, assinale
a alternativa que apresenta a relação INCORRETA.

  • A)“Hoje não conversamos com a nossa vizinha, batendo um
    papo na janela.” – pronome
  • B)“Os jovens de hoje vão direto para as redes sociais e, com
    isso, até os cafés agora também são virtuais.” – preposição
  • C)“É na juventude que desbravamos o mundo, descobrimos
    quem somos, aprendemos com as experiências da vida
    (…)” – advérbio
  • D)“Os pais são mais compreensivos, tolerantes, há maior
    liberdade sexual, de expressão e escolha profissional, o
    que era inimaginável no passado (…)” – verbo
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A questão aqui não é se os jovens de hoje são melhores ou piores do que os de outras gerações. A questão é que as coisas mudaram e os valores, a forma de se relacionar, as expectativas e as prioridades também mudaram.

É importante reconhecer que a geração atual cresceu em um mundo muito diferente do que os seus pais e avós. A tecnologia avançou de forma exponencial, a informação está ao alcance de um clique, e as redes sociais são o espaço de socialização mais comum.
Mas, ao mesmo tempo, essas mudanças trouxeram consequências. A falta de paciência, a necessidade de instantaneidade, a superficialidade das relações e a perda de habilidades sociais são apenas alguns exemplos.
Os jovens de hoje precisam aprender a lidar com essas mudanças e a encontrar seu lugar no mundo. E é aqui que entra a importância da educação e do papel dos pais e professores em guiar esses jovens.
É necessário encontrar um equilíbrio entre a liberdade e a responsabilidade, entre a autonomia e a orientação. É preciso ensinar os jovens a valorizar a espera, a perseverança e o trabalho duro, sem esquecer a importância da tecnologia e da inovação.
Afinal, a juventude é um tempo de descoberta, de exploração e de construção da identidade. E é aqui que os adultos têm um papel fundamental em guiar esses jovens para que eles possam se tornar os líderes do futuro.
Portanto, não é uma questão de ser contra ou a favor da geração atual, mas sim de entender as mudanças e adaptar-se a elas, para que possamos construir um futuro melhor para todos.
(Continuação do texto de Ana Maria Alvin Moura. Sobre a Esperança – F. Beto & M. S. Cortella. Acesso em: 18/03/2019. Com adaptações.)
Agora, respondendo à questão, a alternativa que apresenta a relação INCORRETA é:
C) “É na juventude que desbravamos o mundo, descobrimos quem somos, aprendemos com as experiências da vida (…)” – advérbio
A frase apresentada é uma oração principal e “na juventude” é uma locução adverbial, portanto, a relação é de locução adverbial e não de advérbio.
Espero que isso tenha ajudado!

Questão 36

Leia as afirmativas a seguir:

I. A vogal temática ocorre depois do radical e antes das desinências. Essa vogal é sempre átona nos nomes e tônica nos
verbos, quando no infinitivo.

II. Os pronomes são palavras que substituem os substantivos ou
os determinam, indicando a pessoa do discurso.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A)As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B)A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C)A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D)As duas afirmativas são falsas.
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A alternativa correta é A)

Resposta:


A resposta certa é A) As duas afirmativas são verdadeiras.

Vamos analisar cada afirmativa:

I. A vogal temática ocorre depois do radical e antes das desinências. Essa vogal é sempre átona nos nomes e tônica nos verbos, quando no infinitivo.

Essa afirmativa é verdadeira. Em linguística, a vogal temática é um elemento fundamental na formação de palavras em línguas como o português. Ela ocorre entre o radical e as desinências, e sua tonicidade varia de acordo com a função da palavra. Em nomes, a vogal temática é sempre átona, enquanto em verbos, no infinitivo, ela é tônica.

II. Os pronomes são palavras que substituem os substantivos ou os determinam, indicando a pessoa do discurso.

Essa afirmativa também é verdadeira. Os pronomes são uma classe de palavras que substituem os substantivos ou os determinam, indicando a pessoa do discurso. Eles podem exercer funções de sujeito, objeto ou complemento, e sua escolha depende do contexto e da intenção do falante.

Portanto, ambas as afirmativas são verdadeiras, e a resposta certa é A) As duas afirmativas são verdadeiras.

É importante notar que a compreensão das afirmativas I e II depende de conhecimentos básicos de linguística e gramática, que são fundamentais para a compreensão da estrutura e do funcionamento da língua portuguesa.

Além disso, é importante lembrar que a análise de afirmativas como essas pode ser útil para a compreensão de conceitos mais amplos, como a formação de palavras, a estrutura sintática e a semântica.

Em resumo, a resposta certa é A) As duas afirmativas são verdadeiras, e a compreensão das afirmações I e II depende de conhecimentos básicos de linguística e gramática.

Questão 37

De acordo com as classes de palavras da nossa
língua portuguesa, aquilo que expressa ações ou
estado, denomina-se:

  • A)Artigo;
  • B)Verbo;
  • C)Substantivo;
  • D)Pronome.
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A alternativa correta é B)

Além disso, é fundamental ressaltar que os verbos, que são as palavras que expressam ações ou estado, desempenham um papel crucial na construção de frases e orações. Eles são responsáveis por indicar o que está acontecendo ou o estado em que algo se encontra. Por exemplo, no caso da sentença "Eu como um sanduíche", o verbo "como" expressa a ação de comer. Já na sentença "Eu estou feliz", o verbo "estou" expressa o estado de ser feliz.

Os verbos também podem variar em tempo, modo e voz, o que permite expressar diferentes nuances e significados. Por exemplo, no caso do verbo "comer", podemos ter "como" (presente), "comi" (passado), "comerei" (futuro), "como" (modo subjuntivo), entre outros.

Além disso, os verbos podem ser classificados em diferentes tipos, como verbos de ação, que expressam ações concretas, como "correr", "pular", "ler"; verbos de estado, que expressam estados ou condições, como "estar", "ser", "ter"; e verbos de ligação, que conectam o sujeito à informação que se segue, como "ser", "estar", "parecer".

Em resumo, os verbos são fundamentais para a construção de frases e orações, e sua variabilidade em tempo, modo e voz permite expressar diferentes nuances e significados. Portanto, é essencial conhecer e entender bem os verbos para se comunicar de forma eficaz em português.

Questão 38

Verbo é uma palavra que indica acontecimentos
representados no tempo, como uma ação, um
estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos
flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo,
aspecto e vo
z.As orações e os períodos
desenvolvem-se em torno de um verbo.


Assinale a alternativa em que tenha somente
exemplos de verbos que indicam um estado.

  • A)Amanhecer, ficar, fazer, construir, estudar;
  • B)Ser, ficar, estar, permanecer, continuar;
  • C)Estudar, ficar, fazer, comprar, mandar;
  • D)Ficar, chover, permanecer, amanhecer;
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A alternativa correta é B)

Verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.


Assinale a alternativa em que tenha somente exemplos de verbos que indicam um estado.

  • A)Amanhecer, ficar, fazer, construir, estudar;
  • B)Ser, ficar, estar, permanecer, continuar;
  • C)Estudar, ficar, fazer, comprar, mandar;
  • D)Ficar, chover, permanecer, amanhecer;

A resposta certa é a alternativa B) Ser, ficar, estar, permanecer, continuar. Isso ocorre porque esses verbos indicam um estado de ser ou estar em determinada condição.

Já a alternativa A) apresenta verbos que indicam ações, como fazer e construir, e não apenas estados.

A alternativa C) também não é correta, pois apresenta verbos que indicam ações, como estudar e comprar.

E a alternativa D) não é a resposta certa, pois apresenta o verbo chover, que indica um processo.

Portanto, a resposta certa é a alternativa B) Ser, ficar, estar, permanecer, continuar, pois esses verbos indicam estados.

É fundamental entender a diferença entre os verbos que indicam ações, processos, estados e fenômenos para resolver exercícios como esse.

Além disso, é importante lembrar que os verbos podem ter múltiplas funções, dependendo do contexto em que são utilizados.

Por exemplo, o verbo “ficar” pode indicar um estado, como em “Ele fica feliz quando recebe um presente”, ou uma ação, como em “Ele vai ficar em casa hoje à noite”.

Portanto, é fundamental analisar o contexto em que os verbos são utilizados para entender sua função.

Em resumo, a alternativa B) é a resposta certa porque apresenta apenas verbos que indicam estados.

Questão 39

Texto IV

                          Psicologia de um vencido

                     Eu, filho do carbono e do amoníaco,

                     Monstro de escuridão e rutilância,

                     Sofro, desde a epigênese da infância,

                     A influência má dos signos do zodíaco.

 

              5     Profundissimamente hipocondríaco,

                     Este ambiente me causa repugnância…

                     Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia

                     Que se escapa da boca de um cardíaco.

                     Já o verme – este operário das ruínas –

             10    Que o sangue podre das carnificinas

                     Come, e à vida em geral declara guerra,

     

                     Anda a espreitar meus olhos para roê-los,

                     E há-de deixar-me apenas os cabelos,

                     Na frialdade inorgânica da terra!

                                                             (Augusto dos Anjos)  

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,


E há-de deixar-me apenas os cabelos,


Na frialdade inorgânica da terra!
(versos 12 a 14)

Nos versos acima, há, somando-se verbos e locuções verbais,

  • A)cinco ocorrências.
  • B)quatro ocorrências.
  • C)seis ocorrências.
  • D)duas ocorrências.
  • E)três ocorrências.
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A alternativa correta é E)

Análise do Poema

A obra "Psicologia de um vencido" de Augusto dos Anjos apresenta um caráter introspectivo e melancólico, onde o autor explora suas próprias emoções e sentimentos.

A linguagem utilizada é rica em metáforas e imagens, criando um clima sombrio e pesado. O uso de palavras como "monstro", "escuridão" e "rutilância" sugere uma sensação de dor e sofrimento.

O poema também apresenta um tom de hipocondria, com o autor se referindo a si mesmo como "filho do carbono e do amoníaco", sugerindo uma conexão com a origem química da vida e uma sensação de desamparo.

A influência dos signos do zodíaco também é mencionada, o que pode ser visto como uma forma de buscar explicações para o seu estado emocional.

A imagem do verme que come a carne podre das carnificinas e declara guerra à vida é uma metáfora poderosa para a dor e a destruição que o autor sente.

A última estrofe, onde o autor diz que o verme há de deixá-lo apenas com os cabelos, é uma imagem forte de perda e desespero.

Em relação à questão sobre o número de ocorrências de verbos e locuções verbais nos versos 12 a 14, a resposta correta é três, pois há as seguintes ocorrências: "anda a espreitar", "há-de deixar" e "roê-los".

Em resumo, o poema "Psicologia de um vencido" é uma obra introspectiva e melancólica que explora as emoções e sentimentos do autor, utilizando uma linguagem rica em metáforas e imagens.

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Questão 40

Oceanos

Pesquisadores chineses e dos EUA constataram que a
temperatura dos oceanos em 2018 foi a mais quente já
registrada nos últimos 60 anos. O estudo, com base nos dados
mais recentes do Instituto de Física Atmosférica, na China, foi
publicado nesta quarta (16) na revista científica ‘Advances in
Atmospheric Sciences’.

                                           Fonte: g1.globo.com (com adaptações).

Com base no texto ‘Oceanos’, leia as afirmativas a
seguir:


I.
O texto traz informações sobre o crescimento do terrorismo na
União Europeia.

II. O vocábulo “temperatura” é um verbo.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A)As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B)A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C)A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D)As duas afirmativas são falsas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Resposta:

A resposta certa é a opção D) As duas afirmativas são falsas.

A afirmativa I é falsa porque o texto não trata sobre o crescimento do terrorismo na União Europeia, mas sim sobre a temperatura dos oceanos.

A afirmativa II também é falsa porque o vocábulo "temperatura" é um substantivo, não um verbo.

Portanto, como ambas as afirmativas são falsas, a resposta correta é a opção D).


Justificativa Detalhada:

Ao analisar o texto, é possível verificar que o assunto principal é a temperatura dos oceanos em 2018, que foi a mais quente já registrada nos últimos 60 anos, de acordo com um estudo publicado na revista científica 'Advances in Atmospheric Sciences'.

Não há menção ao terrorismo na União Europeia em nenhum momento do texto, o que torna a afirmativa I falsa.

Além disso, o vocábulo "temperatura" é um substantivo, pois se refere a uma medida ou valor que expressa a quantidade de calor presente em um corpo ou ambiente.

Já um verbo é uma palavra que expressa ação, estado ou condição, como "correr", "estar" ou "ser".

Portanto, a afirmativa II também é falsa, pois "temperatura" não é um verbo.


Conclusão:

Em resumo, a resposta correta é a opção D) As duas afirmativas são falsas, pois o texto não trata sobre o terrorismo na União Europeia e o vocábulo "temperatura" é um substantivo, não um verbo.

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