Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um psicólogo hospitalar que trabalha em uma UTI, devido à exposição à rotina de casos entre a vida e a morte, comum entre seus pacientes, desenvolve uma síndrome decorrente da prevalência de estresse, caracterizada por esgotamento emocional e psíquico com desenvolvimento de imagem negativa de si, atitudes negativas em relação ao trabalho, despersonalização e desinteresse pelos seus pacientes. Além de se ausentar do trabalho com mais frequência, vem desenvolvendo comportamento cínico, em relação aos seus colegas de trabalho, e dependência de álcool. O quadro patológico descrito na história é característico de

Um psicólogo hospitalar que trabalha em uma UTI, devido
à exposição à rotina de casos entre a vida e a morte,
comum entre seus pacientes, desenvolve uma síndrome
decorrente da prevalência de estresse, caracterizada por
esgotamento emocional e psíquico com desenvolvimento
de imagem negativa de si, atitudes negativas em relação
ao trabalho, despersonalização e desinteresse pelos seus
pacientes. Além de se ausentar do trabalho com mais frequência,
vem desenvolvendo comportamento cínico, em
relação aos seus colegas de trabalho, e dependência de
álcool.

O quadro patológico descrito na história é característico
de

Resposta:

A alternativa correta é B)

O psicólogo hospitalar que trabalha em uma UTI, devido à exposição à rotina de casos entre a vida e a morte, comum entre seus pacientes, desenvolve uma síndrome decorrente da prevalência de estresse, caracterizada por esgotamento emocional e psíquico com desenvolvimento de imagem negativa de si, atitudes negativas em relação ao trabalho, despersonalização e desinteresse pelos seus pacientes. Além de se ausentar do trabalho com mais frequência, vem desenvolvendo comportamento cínico, em relação aos seus colegas de trabalho, e dependência de álcool.

O quadro patológico descrito na história é característico de

  • A)Fibromialgia
  • B)Síndrome de Burnout
  • C)Transtorno de Personalidade Narcísica
  • D)Transtorno de Personalidade Histriônica
  • E)Transtorno de Personalidade Antissocial

A síndrome de Burnout é um estado de esgotamento físico, emocional e mental que surge quando uma pessoa está sobrecarregada e estressada por um longo período de tempo. Isso pode ocorrer em qualquer profissão ou área da vida, mas é mais comum em áreas que envolvem cuidado com os outros, como é o caso de profissionais de saúde.

Essa síndrome é caracterizada por três componentes principais: esgotamento emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. O esgotamento emocional é o componente mais comum e envolve a perda de energia e motivação para realizar as tarefas diárias. A despersonalização é a perda de empatia e interesse pelos pacientes ou clientes, vendo-os como objetos em vez de seres humanos. Já a redução da realização pessoal é a perda da sensação de realização e propósito no trabalho.

Além disso, a síndrome de Burnout pode ter consequências graves para a saúde física e mental do indivíduo, como problemas de sono, dor crônica, fadiga, ansiedade e depressão. É importante que os profissionais de saúde estejam cientes dos sinais e sintomas da síndrome de Burnout e busquem ajuda se necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *