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Kirkpatrick (1976) e Hamblin (1978) propuseram que um modelo de avaliação de treinamento deveria seguir alguns níveis. Esses níveis, que permanecem válidos atualmente, corresponderiam a efeitos esperados de treinamentos, abrangendo a satisfação dos participantes, a aprendizagem, o desempenho no trabalho e as mudanças nos processos organizacionais. Os aspectos analisados nos diferentes níveis de avaliação referem-se

Kirkpatrick (1976) e Hamblin (1978) propuseram que um
modelo de avaliação de treinamento deveria seguir
alguns níveis. Esses níveis, que permanecem válidos
atualmente, corresponderiam a efeitos esperados de
treinamentos, abrangendo a satisfação dos participantes,
a aprendizagem, o desempenho no trabalho e as
mudanças nos processos organizacionais. Os aspectos
analisados nos diferentes níveis de avaliação referem-se

Resposta:

A alternativa correta é E)

O modelo de avaliação de treinamento proposto por Kirkpatrick (1976) e Hamblin (1978) é composto por quatro níveis, que ainda hoje são considerados válidos. Esses níveis de avaliação buscam mensurar os efeitos esperados de treinamentos, abrangendo desde a satisfação dos participantes até as mudanças nos processos organizacionais.

Os diferentes níveis de avaliação permitem analisar aspectos específicos do treinamento, como a opinião dos participantes sobre a qualidade do treinamento, a utilidade do treinamento, a melhoria nos processos organizacionais e a generalização das competências aprendidas.

O nível de avaliação de reação, por exemplo, busca mensurar a opinião dos participantes sobre o treinamento, avaliando fatores como a segurança demonstrada pelo instrutor e a retenção de informações pelos participantes.

Já o nível de avaliação da aprendizagem busca mensurar a utilidade do treinamento, avaliando fatores como o apoio e a resistência gerenciais, bem como a qualidade do material instrucional.

O nível de avaliação do impacto em largura ou amplitude busca mensurar a melhoria nos processos organizacionais, avaliando fatores como o aumento e a satisfação de clientes, e a inovação.

O nível de avaliação de resultados busca mensurar a generalização das competências aprendidas, avaliando a capacidade dos participantes em demonstrar as competências aprendidas em situações diferentes daquelas estabelecidas no curso.

E, finalmente, o nível de avaliação do impacto em profundidade busca mensurar a melhoria no desempenho em tarefas diretamente relacionadas aos objetivos e conteúdos ensinados no treinamento.

Portanto, como resposta correta, temos que a opção E) está relacionada ao nível de avaliação do impacto em profundidade, que busca mensurar a melhoria no desempenho em tarefas diretamente relacionadas aos objetivos e conteúdos ensinados no treinamento.

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