Nas sociedades primitivas, as rivalidades nos grupos humanos produziam situações de violência generalizada que se propagavam por mimetismo e não encontravam outra saída a não ser uma crise sacrificial, levando à exclusão (ou até mesmo à morte) de um homem, ou de um grupo de homens designados como responsáveis pela violência. A morte desse bode expiatório trazia consigo a eliminação da violência e a sacralização da vítima. Segundo Hirigoyen, na época atual: I – se uma pessoa se tornou vítima, foi porque ela estava predisposta a isto. II – a vítima só tem interesse para o perverso quando é utilizável, mesmo quando não aceite a sedução. III – é comum, nos grupos e em empresas, perversos e paranoicos se associarem, duplicando o efeito destruidor sobre a vítima escolhida. IV – as vítimas também são sacrilizadas. Dos itens acima:
Nas sociedades primitivas, as rivalidades nos
grupos humanos produziam situações de violência
generalizada que se propagavam por mimetismo e não
encontravam outra saída a não ser uma crise
sacrificial, levando à exclusão (ou até mesmo à morte)
de um homem, ou de um grupo de homens designados
como responsáveis pela violência. A morte desse bode
expiatório trazia consigo a eliminação da violência e a
sacralização da vítima. Segundo Hirigoyen, na época
atual:
I – se uma pessoa se tornou vítima, foi porque ela
estava predisposta a isto.
II – a vítima só tem interesse para o perverso quando
é utilizável, mesmo quando não aceite a sedução.
III – é comum, nos grupos e em empresas, perversos
e paranoicos se associarem, duplicando o efeito
destruidor sobre a vítima escolhida.
IV – as vítimas também são sacrilizadas.
Dos itens acima:
- A)todos estão corretos.
- B)somente II e IV estão corretos.
- C)somente I e III estão corretos;
- D)somente II e III estão corretos.
- E)somente I e IV estão corretos.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Essas afirmações de Hirigoyen sobre as vítimas e os perversos nos grupos e empresas são importantes para entendermos como funcionam as dinâmicas de poder e violência em nossas sociedades. É fundamental notar que essas dinâmicas não são exclusivas dos grupos primitivos, mas sim estão presentes em diferentes contextos, inclusive nos ambientes de trabalho.
É interessante observar como essas afirmações se relacionam com a teoria do bode expiatório, que remonta às sociedades primitivas. Nessa teoria, a vítima é escolhida para ser sacrificada para que a violência seja eliminada e a paz seja restabelecida. No entanto, Hirigoyen nos mostra que, na época atual, as coisas funcionam de maneira diferente.
A primeira afirmação, "I - se uma pessoa se tornou vítima, foi porque ela estava predisposta a isto", sugere que a vítima tem alguma responsabilidade na sua própria vitimização. Essa ideia é problemática, pois pode levar à culpa da vítima e à minimização da responsabilidade dos perversos.
Já a segunda afirmação, "II - a vítima só tem interesse para o perverso quando é utilizável, mesmo quando não aceite a sedução", é mais precisa. Isso porque os perversos buscam vítimas que possam ser manipuladas e controladas, e que sejam úteis para seus objetivos.
A terceira afirmação, "III - é comum, nos grupos e em empresas, perversos e paranoicos se associarem, duplicando o efeito destruidor sobre a vítima escolhida", é também verdadeira. Isso porque os perversos e paranoicos muitas vezes se aliam para exercer poder e controle sobre as vítimas.
Já a quarta afirmação, "IV - as vítimas também são sacrilizadas", é mais complexa. Embora seja verdade que as vítimas sejam muitas vezes tratadas como bodes expiatórios, é importante notar que isso não significa que elas sejam sacrilizadas no sentido de serem consideradas sagradas ou divinas.
Portanto, apenas as afirmações II e III estão corretas, o que torna a resposta correta C) somente I e III estão corretos. É fundamental entender essas dinâmicas de poder e violência para que possamos trabalhar para criar ambientes mais justos e igualitários.
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