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O método de avaliação de desempenho da escala gráfica, apesar de reduzir as tendências do avaliador em relação a outros métodos, ainda é sujeito a subjetividade. Essas tendências são chamadas de propensões do avaliador. Entre elas tem-se a complacência e rigor que ocorre quando

O método de avaliação de desempenho da escala gráfica, apesar de reduzir as tendências do avaliador em relação a outros métodos, ainda é sujeito a subjetividade. Essas tendências são chamadas de propensões do avaliador. Entre elas tem-se a complacência e rigor que ocorre quando

Resposta:

A alternativa correta é E)

O método de avaliação de desempenho da escala gráfica, apesar de reduzir as tendências do avaliador em relação a outros métodos, ainda é sujeito a subjetividade. Essas tendências são chamadas de propensões do avaliador. Entre elas tem-se a complacência e rigor que ocorre quando

  • A)o superior opta por concentrar sua avaliação mediante a percepção de terceiros, tais como: pares, fornecedores e outros gestores; obtendo mais dados e fatos para vir a ser complacente ou rigoroso no seu parecer.
  • B)o superior gosta de um colaborador, sua opinião pode ser distorcida em relação ao seu desempenho. Pelo fato de gostar do colaborador, sua opinião quanto ao desempenho é sempre boa.
  • C)um superior não aprecia o desempenho de um colaborador e, por isso, sua percepção negativa distorce o valor da avaliação de desempenho.
  • D)um superior se detém em avaliar somente os fatos mais recentes ao invés de se manter atento ao período que está sendo sugerido a ser avaliado. Este comportamento pode favorecer ou desfavorecer o colaborador, frente aos resultados que emitiu em curto prazo.
  • E)alguns superiores tendem a ser "bonzinhos" ao avaliar o desempenho dos colaboradores, ou quando usam de muito rigor. O resultado é que todos os colaboradores são classificados como ótimos ou péssimos.

O gabarito correto é E). Essa propensão é comum em avaliadores que não possuem uma visão clara sobre os objetivos e metas da empresa ou que não desejam se expor à crítica ou ao conflito. Isso pode levar a uma avaliação de desempenho que não é realista, o que pode afetar a motivação e o desempenho dos colaboradores.

Além disso, é importante lembrar que as propensões do avaliador também podem ser influenciadas pela cultura organizacional e pelo estilo de liderança adotado. Em organizações que estimulam a competição e a obtenção de resultados a qualquer custo, os avaliadores podem ser mais rigorosos em suas avaliações. Já em organizações que valorizam a colaboração e o desenvolvimento de habilidades, os avaliadores podem ser mais complacentes.

Para minimizar essas propensões, é fundamental que os avaliadores sejam treinados e capacitados para realizar avaliações de desempenho de forma objetiva e justa. Além disso, é importante que os colaboradores sejam envolvidos no processo de avaliação e que tenham oportunidade de se manifestar sobre seus próprios desempenhos.

Outra estratégia é a utilização de ferramentas de avaliação de desempenho mais objetivas, como a avaliação 360 graus, que considera a opinião de diferentes fontes, como pares, superiores e clientes. Isso pode ajudar a reduzir as propensões do avaliador e a garantir que as avaliações sejam mais precisas e justas.

Em resumo, as propensões do avaliador são um fator importante que deve ser considerado na avaliação de desempenho. É fundamental que os avaliadores sejam conscientes dessas propensões e adotem estratégias para minimizá-las, a fim de garantir que as avaliações sejam objetivas e justas.

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