Para escolher como será feita a avaliação de desempenho de uma organização, foram propostos cinco possíveis métodos, abaixo relacionados. Qual o método proposto que está INCORRETAMENTE explicado?
Para escolher como será feita a avaliação de desempenho de uma organização, foram propostos cinco possíveis métodos, abaixo relacionados. Qual o método proposto que está INCORRETAMENTE explicado?
- A)Escalas gráficas - é simples, permite uma visão integrada e resumida dos fatores de avaliação, mas não permite flexibilidade ao avaliador, que deve se ajustar ao instrumento, e não este às características do avaliado.
- B)Escolha forçada - consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos por intermédio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual, proporcionando resultados confiáveis e isentos de influências subjetivas e pessoais, mas de aplicação complexa, pois exige preparo prévio dos avaliadores.
- C)Pesquisa de campo - baseia-se em entrevistas de um especialista em avaliação com o superior imediato, e permite, além de um diagnóstico do desempenho do empregado, a possibilidade de planejar com este superior seu desenvolvimento no cargo e na organização, mas tem um custo operacional elevado.
- D)Incidentes críticos - não se preocupa com características do comportamento humano situadas dentro do campo da normalidade, registrando os fatos excepcionalmente positivos que devem ser realçados e mais utilizados no desempenho dos indivíduos, e os excepcionalmente negativos que devem ser corrigidos e eliminados.
- E)Comparação aos pares - é um processo simples e pouco eficiente, que compara dois a dois empregados de cada vez, permitindo o registro daquele que é considerado melhor quanto ao desempenho.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Para entender melhor como funciona cada método, vamos analisar as características e limitações de cada um deles.
Em relação à opção A) Escalas gráficas, é importante destacar que, apesar de permitir uma visão integrada e resumida dos fatores de avaliação, não oferece flexibilidade ao avaliador. Isso significa que o avaliador deve se adaptar ao instrumento, e não o contrário.
Já a opção B) Escolha forçada é o método que está INCORRETAMENTE explicado. A escolha forçada não é um método que proporciona resultados confiáveis e isentos de influências subjetivas e pessoais. Em vez disso, é um método que pode levar a resultados tendenciosos, pois os avaliadores podem ter suas próprias opiniões e preferências.
A opção C) Pesquisa de campo é um método mais complexo que envolve entrevistas com o superior imediato do empregado. Embora permita um diagnóstico detalhado do desempenho do empregado e planejamento de seu desenvolvimento, tem um custo operacional elevado.
A opção D) Incidentes críticos é um método que se concentra em registrar os eventos excepcionais, tanto positivos quanto negativos. Isso permite que os avaliadores identifiquem padrões de comportamento e tomem medidas para melhorar o desempenho dos empregados.
Por fim, a opção E) Comparação aos pares é um método simples, mas não muito eficiente. Ele compara dois empregados de cada vez, permitindo que os avaliadores registrem quem é considerado melhor em termos de desempenho. No entanto, este método pode levar a resultados subjetivos e não é muito preciso.
Em resumo, cada método tem suas próprias características e limitações. É importante escolher o método que melhor se adapte às necessidades da organização e ao tipo de avaliação que se deseja realizar.
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