“A avaliação e a testagem psicológica oferecem recursos, por meio de instrumentos objetivos e projetivos, que sustentam o procedimento de psicodiagnóstico.” Considerando essa assertiva a respeito do psicodiagnóstico, assinale a afirmativa correta.
- A) Pode ser definido como um procedimento científico, limitado no tempo, que lança mão de técnicas e estratégias em nível individual ou em grupo, visando o esclarecimento de problemas por meio de pressupostos teóricos dos construtos que o problema se refira.
- B) É definido como um procedimento científico, sem limite de tempo e com utilização de técnicas e estratégias em nível individual, as quais têm por objetivo contribuir para a reunião de informações para esclarecimentos de problemas, pautadas ou não, em referenciais teóricos e empíricos.
- C) Sustenta-se na necessidade de identificação e avaliação de aspectos específicos para a categorização e determinação de um caso, sem sujeição a mudanças repentinas, mas sempre submetidas a re-testes por meio de instrumentos de construtos distintos, utilizados também em momentos diferentes para corroboração de respostas lacônicas de outras circunstâncias.
- D) Se sustenta na necessidade de estabelecer diagnóstico e avaliação do tratamento, o que significa correr o risco de uma rotulação do caso e estar sujeito a mudanças repentinas, já que são necessários, respectivamente, re-testes, manuseio de instrumentos em diferentes momentos para evitar respostas lacônicas e esporádicas fora das circunstâncias de testes.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Pode ser definido como um procedimento científico, limitado no tempo, que lança mão de técnicas e estratégias em nível individual ou em grupo, visando o esclarecimento de problemas por meio de pressupostos teóricos dos construtos que o problema se refira.
Gabarito Letra A
“A avaliação e a testagem psicológica oferecem recursos, por meio de instrumentos objetivos e projetivos, que sustentam o procedimento de psicodiagnóstico.” Considerando essa assertiva a respeito do psicodiagnóstico, assinale a afirmativa correta.
a) Pode ser definido como um procedimento científico, limitado no tempo, que lança mão de técnicas e estratégias em nível individual ou em grupo, visando o esclarecimento de problemas por meio de pressupostos teóricos dos construtos que o problema se refira.
Certo!
“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso. Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame). O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los. Pressupõe-se, naturalmente, que o psicólogo saiba que instrumentos são eficazes quanto a requisitos metodológicos. Portanto, a questão, aqui, é o quanto certos instrumentos podem ser eficientes, se aplicados com um propósito específico, para fornecer respostas a determinadas perguntas ou testar certas hipóteses.”
b) É definido como um procedimento científico, sem limite de tempo e com utilização de técnicas e estratégias em nível individual, as quais têm por objetivo contribuir para a reunião de informações para esclarecimentos de problemas, pautadas ou não, em referenciais teóricos e empíricos.
Errado. O psicodiagnóstico é limitado no tempo e as técnicas e estratégias são utilizadas em nível individual ou não.
c) Sustenta-se na necessidade de identificação e avaliação de aspectos específicos para a categorização e determinação de um caso, sem sujeição a mudanças repentinas, mas sempre submetidas a re-testes por meio de instrumentos de construtos distintos, utilizados também em momentos diferentes para corroboração de respostas lacônicas de outras circunstâncias.
Errado. A avaliação do tratamento, através de aplicação de re-testes, é uma possível utilização do psicodiagnóstico, mas nem sempre será utilizada.
“Mas um diagnóstico psicológico tão preciso quanto possível é imprescindível por diversas razões:
1. Para saber o que ocorre e suas causas, de forma a responder ao pedido com o qual foi iniciada a consulta.
2. Porque iniciar um tratamento sem o questionamento prévio do que realmente ocorre representa um risco muito alto. Significa, para o paciente, a certeza de que poderemos "curá-lo" (usando termos clássicos). E o que ocorre se logo aparecem patologias ou situações complicadas com as quais não sabemos lidar, que vão além daquilo que podemos absorver, através de supervisões e análises? Buscaremos a forma de interromper (consciente ou inconscientemente) o tratamento com a conseguinte hostilidade ou decepção do paciente, o qual terá muitas dúvidas antes de tornar a solicitar ajuda.
3. Para proteger o psicólogo, que ao iniciar um tratamento contrai automaticamente um compromisso em dois sentidos: clínico e ético. Do ponto de vista clinico deve estar certo de poder ser idôneo perante o caso sem cair em posturas ingénuas nem onipotentes. Do ponto de vista ético, deve proteger-se de situações nas quais está implicitamente comprometendo-se a fazer algo que não sabe exatamente o que é. No entanto, as conseqüências do não cumprimento de um contrato terapêutico são, em alguns países, a cassação da carteira profissional.”
d) Se sustenta na necessidade de estabelecer diagnóstico e avaliação do tratamento, o que significa correr o risco de uma rotulação do caso e estar sujeito a mudanças repentinas, já que são necessários, respectivamente, re-testes, manuseio de instrumentos em diferentes momentos para evitar respostas lacônicas e esporádicas fora das circunstâncias de testes.
Errado. A utilização de diversos instrumentos em diversos momentos evita a rotulação do caso, uma vez que faz uma avaliação mais completa e abrangente do indivíduo.
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000
Deixe um comentário