A avaliação minuciosa do estado mental de um paciente corresponde, provavelmente, a uma das mais subjetivas tarefas com as quais o avaliado pode se deparar.
Sobre esse assunto, assinale a afirmativa incorreta.
- A) Queixas psiquiátricas são comuns na prática clínica e a adequada realização do exame psíquico será peça fundamental no processo de raciocínio diagnóstico, bem como na decisão de encaminhar ou não o paciente para atendimento especializado.
- B) O exame psíquico, ou exame do estado mental, é por definição baseado no referencial teórico fenomenológico. De forma não simplificada, isto significa que, ao entrevistar um paciente, é necessário apenas escutar o que ele fala.
- C) A apresentação é analisada no exame psíquico no que diz respeito à aparência física do paciente.
- D) Do ponto de vista quantitativo, a psicomotricidade na avaliação oscila entre os pólos da inibição, ou abulia, e o da agitação psicomotora.
- E) O exame psíquico não é passível de uniformização.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O exame psíquico, ou exame do estado mental, é por definição baseado no referencial teórico fenomenológico. De forma não simplificada, isto significa que, ao entrevistar um paciente, é necessário apenas escutar o que ele fala.
Sobre esse assunto, assinale a afirmativa incorreta.
a) Queixas psiquiátricas são comuns na prática clínica e a adequada realização do exame psíquico será peça fundamental no processo de raciocínio diagnóstico, bem como na decisão de encaminhar ou não o paciente para atendimento especializado.
Essa alternativa está de acordo com o seguinte texto:
"A avaliação minuciosa do estado mental de um paciente corresponde, provavelmente, a uma das mais subjetivas tarefas com as quais um médico pode se deparar. Embora, nos grandes centros, seja muitas vezes possível delegar esta função a um especialista (o psiquiatra), em diversas circunstâncias caberá ao não-especialista a realização do referido exame. Queixas psiquiátricas são comuns na prática clínica e a adequada realização do exame psíquico será peça fundamental no processo de raciocínio diagnóstico, bem como na decisão de encaminhar ou não o paciente para atendimento especializado."
Fonte: "O exame do estado mental. É possível sistematizá-lo?" (Sanches et al.)
Assertiva Correta.
b) O exame psíquico, ou exame do estado mental, é por definição baseado no referencial teórico fenomenológico. De forma não simplificada, isto significa que, ao entrevistar um paciente, é necessário apenas escutar o que ele fala.
Essa alternativa distorce o seguinte texto:
"O exame psíquico, ou exame do estado mental, é por definição baseado no referencial teórico fenomenológico. De forma simplificada, isto significa que, ao entrevistar um paciente, é necessário mais que apenas escutá-lo. É necessário que, durante toda a entrevista, seja feito o constante exercício de empatizar com o paciente. É preciso que o examinador compare as vivências do paciente com as suas próprias, buscando similaridades e diferenças. O entrevistador deve, a todo instante, se perguntar: 'se eu estivesse experimentando estas sensações, estes pensamentos, de que forma me sentiria? De que forma me comportaria?'."
Fonte: "O exame do estado mental. É possível sistematizá-lo?" (Sanches et al.)
Assertiva Falsa.
c) A apresentação é analisada no exame psíquico no que diz respeito à aparência física do paciente.
Alternativa de acordo com o texto abaixo:
"O primeiro item do exame psíquico diz respeito à aparência física do paciente, mais especificamente à maneira como o mesmo se encontra vestido e suas condições de higiene. A apresentação poderá, portanto, estar adequada, descuidada, exagerada, bizarra, dentre outros adjetivos. É interessante notar que a caracterização da apresentação deverá levar em consideração, obrigatoriamente, o contexto onde a entrevista estiver sendo realizada. O fato de um paciente trajar pijamas durante uma entrevista em um hospital será, provavelmente, considerado adequado, diferentemente do que ocorreria se a mesma entrevista estivesse ocorrendo em um consultório particular."
Fonte: "O exame do estado mental. É possível sistematizá-lo?" (Sanches et al.)
Assertiva Correta.
d) Do ponto de vista quantitativo, a psicomotricidade na avaliação oscila entre os pólos da inibição, ou abulia, e o da agitação psicomotora.
Essa alternativa também está de acordo com o texto. Veja:
"Os fenômenos motores exibidos pelo paciente durante a entrevista são descritos neste item. Do ponto de vista quantitativo, a psicomotricidade oscila entre dois pólos: o da inibição psicomotora, ou abulia e o da agitação psicomotora. Entre estes dois extremos, encontramos uma gama de conceituações. O paciente poderá, assim, estar inquieto, acelerado, lentificado, apático, dentre outros termos. Quadros de extrema agitação psicomotora são também denominados estados de furor, enquanto estados de extrema inibição psicomotora são chamados de estados de estupor, onde se observa imobilidade e mutismo. É interessante frisar que quaisquer das alterações acima podem se dever a múltiplas etiologias, ou seja resultar de diversos transtornos psiquiátricos. O estupor, por exemplo, pode ser encontrado em episódios depressivos graves, quadros psicóticos com características catatônicas e crises dissociativas."
Fonte: "O exame do estado mental. É possível sistematizá-lo?" (Sanches et al.)
Assertiva Correta.
e) O exame psíquico não é passível de uniformização.
Outra alternativa de acordo com o texto.
"Ainda que o exame psíquico não seja passível de uniformização, o presente trabalho corresponde a uma tentativa de sistematização do mesmo, de modo a fa- cilitar a descrição e a organização do exame do estado mental. A presente proposta pode ser útil não apenas para residentes de psiquiatria como também para es- tudantes de medicina e médicos não-especialistas."
Fonte: "O exame do estado mental. É possível sistematizá-lo?" (Sanches et al.)
Assertiva Correta.
Portanto, a alternativa incorreta é a Letra B.
Deixe um comentário