A avaliação psicológica é considerada uma prática essencial na ação interventiva do psicólogo, sobretudo em sua interface com a justiça. Sobre os métodos projetivos, pode-se afirmar:
- A) Não proporcionam uma boa apreciação da presença no mundo do vivido, das realidades subjetivas que tocam os fenômenos psíquicos.
- B) Os métodos e técnicas projetivos têm sido cada vez mais reafirmados como instrumentos para investigação dos fenômenos psicológicos em sua complexidade e multideterminação.
- C) A legitimidade de sua utilização na justiça é questionável, pois os testes projetivos foram construídos com o propósito da investigação clínica, visando somente ao planejamento de tratamentos psicoterápicos.
- D) O uso de instrumentos projetivos na avaliação forense passa pelas mesmas exigências de uso no contexto clínico quanto ao preparo do profissional, não exigindo maiores cuidados para sua adaptação aos propósitos da demanda legal.
- E) A maioria dos testes tradicionais utilizados é validada para populações forenses e permite ao psicólogo fazer julgamentos sobre comportamentos de relevância legal.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Os métodos e técnicas projetivos têm sido cada vez mais reafirmados como instrumentos para investigação dos fenômenos psicológicos em sua complexidade e multideterminação.
Gabarito: Letra B
A avaliação psicológica é considerada uma prática essencial na ação interventiva do psicólogo, sobretudo em sua interface com a justiça. Sobre os métodos projetivos, pode-se afirmar:
a) Não proporcionam uma boa apreciação da presença no mundo do vivido, das realidades subjetivas que tocam os fenômenos psíquicos.
Errado. Os métodos projetivos proporcionam, sim, essa apreciação.
“Consideramos que um método de avaliação psicológica é, antes de tudo, um meio de apreciar a presença no mundo material, do vivido, um modo de apreensão das realidades objetivas e subjetivas que tocam os fenômenos psíquicos nas suas dimensões antropológicas. Esses são objetos de análise dos métodos projetivos”
b) Os métodos e técnicas projetivos têm sido cada vez mais reafirmados como instrumentos para investigação dos fenômenos psicológicos em sua complexidade e multideterminação.
Certo!
“Em consonância com essa perspectiva de qualificação, os métodos e técnicas projetivos têm sido cada vez mais reafirmados como instrumentos para investigação dos fenômenos psicológicos na sua complexidade e multideterminação. A sua riqueza tem permitido uma multiplicidade de análises que refletem a amplitude desses fenômenos e possibilitam a apreensão das diversidades de produções que caracterizam a subjetividade humana.”
c) A legitimidade de sua utilização na justiça é questionável, pois os testes projetivos foram construídos com o propósito da investigação
clínica, visando somente ao planejamento de tratamentos psicoterápicos.
Errado. O uso de testes projetivos na justiça é, sim, legítimo.
“A aplicabilidade do uso dos métodos projetivos nos mais variados contextos - organizacional, clínico, educacional, da saúde, jurídico, do trânsito, da segurança pública -, envolvendo temáticas clássicas e contemporâneas, como infância e adolescência em contexto de risco, sofrimentos psíquicos e psicopatologias contemporâneas, qualidade de vida e saúde, violência vivida e atuada, guarda compartilhada e direito de família, comportamento de risco, assegura uma resposta da área à demanda social da Psicologia enquanto Ciência e Profissão e reforça ações que garantem o direito à vida, à saúde e à igualdade em todas as etapas do desenvolvimento humano. “
d) O uso de instrumentos projetivos na avaliação forense passa pelas mesmas exigências de uso no contexto clínico quanto ao preparo do profissional, não exigindo maiores cuidados para sua adaptação aos propósitos da demanda legal.
Errado. As especificidades da avaliação forense exigem do profissional um preparo específico, uma vez que no contexto clínico a avaliação é do interesse do paciente, enquanto em uma avaliação forense os resultados podem ser prejudiciais para o avaliando.
e) A maioria dos testes tradicionais utilizados é validada para populações forenses e permite ao psicólogo fazer julgamentos sobre comportamentos de relevância legal.
Errado. A maioria dos testes não tem essa validação específica.
Fonte:
Conselho Federal de Psicologia. RELATÓRIO DO ANO TEMÁTICO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 2011/2012. Brasília: CFP, 2013.
Deixe um comentário