A Avaliação Psicológica é um conjunto de procedimentos para a coleta de informações necessárias e suficientes para responder às questões relacionadas ao problema que se pretende investigar (GUZZO, 2001). Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.
- A) O psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível.
- B) Ao final do processo psicodiagnóstico, dependendo da fonte solicitante, é necessário que o psicólogo forneça um documento contendo as observações e conclusões a que chegou, o chamado atestado psicológico.
- C) A testagem psicológica é sinônimo de avaliação psicológica, e não uma etapa do processo.
- D) O diagnóstico psicológico ou psicodiagnóstico se propõe a atuar no contexto clínico, abarcando todos os modelos de avaliação psicológica.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível.
Gabarito Letra A
A Avaliação Psicológica é um conjunto de procedimentos para a coleta de informações necessárias e suficientes para responder às questões relacionadas ao problema que se pretende investigar (GUZZO, 2001). Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.
a) O psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível.
Certo! Essa é uma definição já batida em concursos, é fundamental saber ela quase de cor!
“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”
b) Ao final do processo psicodiagnóstico, dependendo da fonte solicitante, é necessário que o psicólogo forneça um documento contendo as observações e conclusões a que chegou, o chamado atestado psicológico.
Errado. O que a questão descreve é um laudo psicológico. O atestado apenas certifica uma situação ou estado psicológico.
c) A testagem psicológica é sinônimo de avaliação psicológica, e não uma etapa do processo.
Errado. Pelo contrário, a testagem psicológica é a etapa de aplicações de testes, e pode ou não fazer parte da avaliação psicológica.
d) O diagnóstico psicológico ou psicodiagnóstico se propõe a atuar no contexto clínico, abarcando todos os modelos de avaliação psicológica.
Errado. Como o psicodiagnóstico é a avaliação psicológica em contexto clínico, ela não abarca todos os modelos de avaliação psicológica.
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000
Deixe um comentário