A Avaliação Psicológica é um processo realizado por Psicólogos que vai além da aplicação de testes, podendose, inclusive, fazer avaliações sem o uso de instrumentos caracterizados como testes psicológicos. Sobre Avaliação Psicológica, analise as afirmativas.
I – É fundamental que as ferramentas utilizadas pelos Psicólogos nos processos de avaliação – leiam-se testes psicológicos – sejam precisas e confiáveis, na dimensão em que isso é possível na área da Psicologia.
II – Testes psicológicos são instrumentos mediante os quais se obtém uma amostra do comportamento de um sujeito em um domínio específico, que é, em seguida, avaliado e pontuado, usando-se procedimentos estandardizados e fundamentados em evidências empíricas de fidedignidade e validade.
III – Não existe atualmente grande variedade de testes psicológicos para a exploração de diversos aspectos e processos psicológicos; os existentes oferecem poucas vantagens e muitas limitações que o Psicólogo deve considerar quando for incluir em ou excluir de um processo avaliativo.
IV – O teste avalia todo o comportamento de uma pessoa, evidenciando uma amostra de todos seus comportamentos possíveis, dentro de uma área específica; em função disso, num processo de avaliação psicológica não pode ser utilizado mais de um teste, por considerar-se que usar mais de um teste invalida o processo.
Estão corretas as afirmativas
- A) I, II, III e IV.
- B) I e II, apenas.
- C) II, III e IV, apenas.
- D) I e IV, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) I e II, apenas.
Gabarito: Letra B
A Avaliação Psicológica é um processo realizado por Psicólogos que vai além da aplicação de testes, podendose, inclusive, fazer avaliações sem o uso de instrumentos caracterizados como testes psicológicos. Sobre Avaliação Psicológica, analise as afirmativas.
I - É fundamental que as ferramentas utilizadas pelos Psicólogos nos processos de avaliação – leiam-se testes psicológicos – sejam precisas e confiáveis, na dimensão em que isso é possível na área da Psicologia.
Certo! Sabemos que os testes psicológicos não são as únicas ferramentas que os psicólogos dispõe nos processos de avaliação, mas a afirmativa foi retirada de material oficial do CFP, veja:
“Esses cuidados e exigências ganham destaque quando se pensa que processos de avaliação psicológica são realizados visando à tomada de decisão em relação a determinada questão sobre a vida de um indivíduo, em diferentes contextos, o que foi bem discutido por Fensterseifer e Werlang (2008). Portanto, é fundamental que as ferramentas utilizadas pelos psicólogos nos processos de avaliação – leiam-se testes psicológicos – sejam precisas e confiáveis, na dimensão em que isso é possível na área da Psicologia. Como já afirmado, salienta-se novamente que a avaliação psicológica é definida como um processo que vai além da aplicação de testes, podendo-se, inclusive, fazer avaliações sem o uso de instrumentos caracterizados como testes psicológicos”
II - Testes psicológicos são instrumentos mediante os quais se obtém uma amostra do comportamento de um sujeito em um domínio específico, que é, em seguida, avaliado e pontuado, usando-se procedimentos estandardizados e fundamentados em evidências empíricas de fidedignidade e validade.
Certo! Veja:
“Testes psicológicos são instrumentos mediante os quais se obtém uma amostra do comportamento de um sujeito em um domínio específico, que é, em seguida, avaliado e pontuado, usando-se procedimentos estandardizados e fundamentados em evidências empíricas de fidedignidade e validade (Garcia Cueto, 1993; Anastasi & Urbina, 2000; Hogan, 2004). Existe atualmente uma variedade expressiva de testes psicológicos criados para a exploração de diversos aspectos e processos psicológicos. Cada tipo de teste oferece vantagens e limitações que o psicólogo deve considerar quando o inclui ou exclui de um processo avaliativo. Portanto, é fundamental enfatizar, como explicita Fernández Liporace (2009), que um teste não avalia todo o comportamento de uma pessoa e, sim, uma amostra de todos seus comportamentos possíveis, reduzidos a uma área específica ou dentro de uma área específica. Em função disso, num processo de avaliação psicológica pode ser utilizado mais de um teste, por considerar-se que nenhum deles, isoladamente, proporciona avaliação abrangente da pessoa como um todo”
III - Não existe atualmente grande variedade de testes psicológicos para a exploração de diversos aspectos e processos psicológicos; os existentes oferecem poucas vantagens e muitas limitações que o Psicólogo deve considerar quando for incluir em ou excluir de um processo avaliativo.
Errado. É só consultar o site do SATEPSI para perceber que existe, sim, grande variedade de testes, sendo que cada um tem suas próprias vantagens e limitações.
IV - O teste avalia todo o comportamento de uma pessoa, evidenciando uma amostra de todos seus comportamentos possíveis, dentro de uma área específica; em função disso, num processo de avaliação psicológica não pode ser utilizado mais de um teste, por considerar-se que usar mais de um teste invalida o processo.
Errado. O teste não é capaz de avaliar todo o comportamento de uma pessoa, e justamente por isso é possível e desejável que sejam utilizados mais de um teste no mesmo processo de avaliação.
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Conselho Federal de Psicologia Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2010.
Deixe um comentário