A avaliação psicológica é uma prática do psicólogo realizada em inúmeras áreas de atuação, com diferentes métodos, instrumentos e terminologias. A forma como o profissional se coloca diante da complexidade dos fenômenos psicológicos apontados em situações jurídicas requer uma conduta crítica diante sua própria atuação. Portanto, ao realizar uma avaliação, o psicólogo
- A) baseia sua decisão na prática pessoal e institucional, por meio do uso de técnicas unilaterais que possibilitem a avaliação criteriosa e descritiva de casos mais complexos que demandem conhecimento específico de normas estabelecidas por cada departamento público.
- B) delimita sua análise de forma individual independente da demanda, visto ser uma prática que facilite o registro de observações dos comportamentos para fins de minimização ou resolução de conflitos, com o fornecimento de uma melhoria na qualidade de vida desses indivíduos.
- C) aplica a listagem de testes psicológicos estabelecidos pela instituição pertencente e segue a padronização e normatização da mesma para corrigir e interpretá-los, a fim de obter resultados consistentes que contribuam para mediação de conflitos intrapsíquicos; com a lei; e, interpessoais de cada sujeito.
- D) pode decidir métodos, técnicas ou instrumentos que empregará e, ainda, recorrer a outros recursos a depender do contexto como protocolos, relatórios de equipes multiprofissionais que sejam complementares ou auxiliares e capazes de trazer informações pertinentes para a resolutiva de um determinado caso.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) pode decidir métodos, técnicas ou instrumentos que empregará e, ainda, recorrer a outros recursos a depender do contexto como protocolos, relatórios de equipes multiprofissionais que sejam complementares ou auxiliares e capazes de trazer informações pertinentes para a resolutiva de um determinado caso.
Gabarito: Letra D
A avaliação psicológica é uma prática do psicólogo realizada em inúmeras áreas de atuação, com diferentes métodos, instrumentos e terminologias. A forma como o profissional se coloca diante da complexidade dos fenômenos psicológicos apontados em situações jurídicas requer uma conduta crítica diante sua própria atuação. Portanto, ao realizar uma avaliação, o psicólogo
a) baseia sua decisão na prática pessoal e institucional, por meio do uso de técnicas unilaterais que possibilitem a avaliação criteriosa e descritiva de casos mais complexos que demandem conhecimento específico de normas estabelecidas por cada departamento público.
Errado. A decisão do psicólogo deve sempre se basear inicialmente nos princípios do código de ética profissional, e pode utilizar fontes complementares de informação, não unilaterais.
b) delimita sua análise de forma individual independente da demanda, visto ser uma prática que facilite o registro de observações dos comportamentos para fins de minimização ou resolução de conflitos, com o fornecimento de uma melhoria na qualidade de vida desses indivíduos.
Errado. A análise de forma individual não facilita o registro de observações mas é fundamental para uma análise mais bem feita.
c) aplica a listagem de testes psicológicos estabelecidos pela instituição pertencente e segue a padronização e normatização da mesma para corrigir e interpretá-los, a fim de obter resultados consistentes que contribuam para mediação de conflitos intrapsíquicos; com a lei; e, interpessoais de cada sujeito.
Errado. A prerrogativa de escolha dos testes psicológicos é do psicólogo, e estes devem seguir sua própria padronização e normatização, não da instituição.
d) pode decidir métodos, técnicas ou instrumentos que empregará e, ainda, recorrer a outros recursos a depender do contexto como protocolos, relatórios de equipes multiprofissionais que sejam complementares ou auxiliares e capazes de trazer informações pertinentes para a resolutiva de um determinado caso.
Certo! A afirmativa traz corretamente como deve ser conduzida a avaliação psicológica nesses casos.
Nosso gabarito é Letra D.
Deixe um comentário