A avaliação psicológica para fins de seleção de candidatos é um processo, realizado mediante o emprego de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite identificar aspectos psicológicos do candidato para fins de:
- A) Diagnóstico de possíveis deficiências ou dificuldades cognitivas não detectadas pelo candidato anteriormente.
- B) Prognóstico do desempenho das atividades relativas ao cargo pretendido.
- C) Praticar a aplicação e a conduta durante o exame, medindo seu próprio desempenho e o do candidato.
- D) Compreensão do motivo de determinados candidatos estarem a procura de emprego e terem escolhido a psicologia.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Prognóstico do desempenho das atividades relativas ao cargo pretendido.
A avaliação psicológica para fins de seleção de candidatos é um processo, realizado mediante o emprego de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite identificar aspectos psicológicos do candidato para fins de:
Segundo Parpinelli & Lunardelli (2006), o Conselho Federal de Psicologia (CFP), em sua resolução nº 1 de 19 de abril de 2002, que regulamentou a avaliação psicológica em concursos públicos e processos seletivos declara:
“Art. 1º A avaliação psicológica para fins de seleção de candidatos é um processo, realizado mediante o emprego de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite identificar aspectos psicológicos do candidato para fins de prognóstico do desempenho das atividades relativas ao cargo pretendido.”
a) Diagnóstico de possíveis deficiências ou dificuldades cognitivas não detectadas pelo candidato anteriormente.
INCORRRETA. Na realidade, o que expressa a Resolução supracitada é o seguinte:
“Optando pelo uso de testes psicológicos, o psicólogo deverá utilizar testes validados em nível nacional, aprovados pelo CFP de acordo com a Resolução CFP nº 25/2001, que garantam a precisão dos diagnósticos individuais obtidos pelos candidatos.”
b) Prognóstico do desempenho das atividades relativas ao cargo pretendido.
CORRRETA. A afirmação reflete o que traz o documento oficial do Conselho Federal de Psicologia, portanto, alternativa CERTA.
c) Praticar a aplicação e a conduta durante o exame, medindo seu próprio desempenho e o do candidato.
INCORRRETA. Na resolução do CFP não há recomendação da mensuração do desempenho do psicólogo, portanto, opção ERRADA.
d) Compreensão do motivo de determinados candidatos estarem a procura de emprego e terem escolhido a psicologia.
INCORRRETA. Na orientação do CFP através da Resolução mencionada, o que se especifica é que o psicólogo deverá “proceder à análise conjunta de todas as técnicas utilizadas, relacionando-as ao perfil do cargo e aos fatores restritivos para a profissão, considerando a capacidade do candidato para utilizar as funções psicológicas necessárias ao desempenho do cargo”, não constando, portanto, nenhuma referencia a análise da motivação do candidato em relação ao cargo, sendo assim, alternativa ERRADA.
_______________
Fonte consultada:
Parpinelli, Renata Fabiana, & Lunardelli, Maria Cristina Frollini. (2006). Avaliação psicológica em processos seletivos: contribuições da abordagem sistêmica. Estudos de Psicologia (Campinas), 23(4), 463-471. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2006000400014
Deixe um comentário