A avaliação psicopedagógica de uma criança ou adolescente com TDAH pode sugerir:
I-intervenções durante a entrevista.
II– intervenções durante a entrevista, a partir do momento em que já exista um vínculo entre terapeuta e a criança.
III-uso do método cognitivo.
IV– que e profissional pode focalizar dificuldades específicas da criança, em termos de habilidades sociais.
Está (ão) correta(as), apenas:
- A) I.
- B) III.
- C) I e II.
- D) IV.
- E) II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) II, III e IV.
Gabarito Letra E
A avaliação psicopedagógica de uma criança ou adolescente com TDAH pode sugerir:
Sobre essa avaliação psicopedagógica, veja:
“A avaliação clínica com médico deve coletar informações não apenas da observação da criança durante a consulta, mas também realizar entrevista com os pais e/ou cuidadores desta criança, solicitar informações da escola que a criança freqüenta sobre seu comportamento, sociabilidade e aprendizado, além da utilização de escalas de avaliação da presença e gravidade dos sintomas.
Além desta avaliação clínica com um médico, a criança ou adolescente deverá passar por uma avaliação psicopedagógica, que começa com uma entrevista inicial com os pais, onde eles trazem o motivo da consulta e a "queixa" principal, bem como falam um pouco sobre o histórico familiar do sujeito.
Durante este processo de avaliação com o cliente pode ocorrer algumas intervenções, a partir do momento que já exista um vínculo entre terapeuta (psicólogo/arteterapeuta) e cliente.
Estas intervenções podem ser feitas através de jogos lúdicos ou através de atividades ligadas à arteterapia, sendo estas atividades: desenhos, materiais diferenciados como argila, velas, etc.
A criança ou adolescente portador de TDAH precisa ser estimulada de maneira correta em tempo integral, para que mantenha sua atenção no que está fazendo ou estudando. Neste processo, o psicopedagogo tem papel importante, cabendo-lhe intervir no método cognitivo, junto à construção do saber, e fazer com que o paciente sinta-se capaz de ter um bom desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal. (...)
Quando a criança ou adolescente estiver no processo de avaliação diagnóstica ou mesmo já fazendo o tratamento interventivo:
O profissional pode focalizar dificuldades específicas da criança, em termos de habilidades sociais, criando um espaço e situações para desenvolvê-las, por meio da interação com a criança por intermédio de qualquer atividade lúdica. (Benczik, 2000, pg. 92)
”
I-intervenções durante a entrevista.
Errado. Essas intervenções podem ocorrer apenas com a condição de já existir um vínculo entre o terapeuta e a criança.
II- intervenções durante a entrevista, a partir do momento em que já exista um vínculo entre terapeuta e a criança.
Certo!
III-uso do método cognitivo.
Certo!
IV- que e profissional pode focalizar dificuldades específicas da criança, em termos de habilidades sociais.,
Certo!
Assim, apenas II, III e IV estão corretas.
Gabarito Letra E
Referência
Stroh, Juliana Bielawski. (2010). TDAH - diagnóstico psicopedagógico e suas intervenções através da Psicopedagogia e da Arteterapia. Construção psicopedagógica, 18(17), 83-105. Recuperado em 04 de outubro de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200007&lng=pt&tlng=pt.
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