A inteligência é um constructo amplamente estudado na neuropsicologia. Apesar disso, ainda há controvérsias a respeito de sua definição e do que, de fato, compõe a inteligência. Considerando este constructo, assinale a alternativa correta.
- A) Os testes neuropsicológicos utilizados para avaliar a inteligência buscam mensurar, a partir de diferentes tarefas, somente a inteligência cristalizada do avaliando
- B) Atualmente, a inteligência é conceituada a partir da análise das Funções Executivas e suas repercussões nas atividades de vida diária
- C) Na avaliação da inteligência, é fundamental conhecer as habilidades que estão sendo avaliadas, bem como outros constructos, além da inteligência, envolvidos na avaliação
- D) O termo fator g caiu em desuso, sendo substituída por uma compreensão mais ampla, a partir do conceito de inteligência cristalizada
- E) A inteligência pode ser compreendida como um constructo cognitivo independente da motivação
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Na avaliação da inteligência, é fundamental conhecer as habilidades que estão sendo avaliadas, bem como outros constructos, além da inteligência, envolvidos na avaliação
Gabarito Letra C
a) Os testes neuropsicológicos utilizados para avaliar a inteligência buscam mensurar, a partir de diferentes tarefas, somente a inteligência cristalizada do avaliando
Errado. A maioria dos testes de inteligência procura medir tanto a inteligência cristalizada quanto a fluida.
b) Atualmente, a inteligência é conceituada a partir da análise das Funções Executivas e suas repercussões nas atividades de vida diária
Errado. Inteligência é um conceito muito amplo. Pode envolver capacidades matemáticas, linguisticas, corporais, musicais, entre muitas outras.
““é uma capacidade mental muito geral que, entre outras coisas, implica na habilidade para raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de maneira abstrata, e aprender da experiência. Não se pode considerar um mero conhecimento enciclopédico, uma habilidade acadêmica particular ou uma destreza para resolver um teste. Entretanto, reflete uma capacidade mais ampla e profunda para compreender o ambiente – perceber, dar sentido às coisas, ou imaginar o que deve ser feito”
c) Na avaliação da inteligência, é fundamental conhecer as habilidades que estão sendo avaliadas, bem como outros constructos, além da inteligência, envolvidos na avaliação
Certo! É fundamental sempre que o avaliador conheça profundamente os constructos que estão sendo avaliados.
d) O termo fator g caiu em desuso, sendo substituída por uma compreensão mais ampla, a partir do conceito de inteligência cristalizada
Errado. O termo fator g ainda é utilizado. A inteligência cristalizada é mais restrita, se refere a conhecimentos adquiridos.
“A correlação positiva entre as ações humanas é coerente com a ideia de que a estrutura cognitiva humana apresenta um formato hierárquico. Na parte superior, comandando as habilidades necessárias à sobrevivência humana, estaria um fator geral (g). A inteligência geral, g, é extraída a partir de uma matriz de correlações composta por uma série de testes de habilidades (Carroll, 1993; Jensen, 1998)
e) A inteligência pode ser compreendida como um constructo cognitivo independente da motivação
Errado. A motivação está fundamentalmente associada a inteligência. Em um exemplo simples: um individuo se sairá melhor em uma prova que queira muito passar, ou seja, demonstrará mais Inteligência, do que se não se importar com o que está sendo avaliado.
Nosso gabarito é Letra C
Referência
MALLOY-DINIZ, Leandro et al. Avaliação neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010
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