A inteligência é um dos processos psicológicos básicos, sobre ela podemos afirmar que:
- A) Se subdivide em inteligência formal e verbal.
- B) Independe de fatores ambientais.
- C) Não está associada ao desenvolvimento e integridade biológica.
- D) É unifatorial, ou seja, diz respeito a uma capacidade simples, que detém apenas um só fator, uma só habilidade.
- E) É um conjunto de habilidades cognitivas do indivíduo. Refere-se à capacidade de identificar e resolver problemas novos, de reconhecer adequadamente as situações vivenciais cambiantes e encontrar soluções, as mais satisfatórias possíveis.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) É um conjunto de habilidades cognitivas do indivíduo. Refere-se à capacidade de identificar e resolver problemas novos, de reconhecer adequadamente as situações vivenciais cambiantes e encontrar soluções, as mais satisfatórias possíveis.
A inteligência é um dos processos psicológicos básicos, sobre ela podemos afirmar que:
A questão está baseada no seguinte trecho do livro de Dalgalarrondo:
"A inteligência é um conceito fundamental da psicologia moderna que quase todos utilizam, de muita relevância para a psicopatologia. Entretanto, ninguém consegue defini-la de modo decisivo ou pelo menos amplamente convincente (Richardson, 1999).
O próprio criador de um dos principais instrumentos de avaliação e mensuração da inteligência em crianças e adultos, David Wechsler (1958), certa vez, ao comentar sobre a dificuldade em definir exatamente o que é inteligência, afirmou ironicamente: “O que é inteligência... ora, inteligência é aquilo que os meus testes medem”. Na verdade, Wechsler (1958) tinha sua definição de inteligência; ela deveria ser entendida, segundo ele, como “a capacidade global do indivíduo de agir com propósitos, de pensar racionalmente e de lidar eficazmente com o seu ambiente”.
A inteligência é, portanto, o conjunto das habilidades cognitivas da pessoa, a resultante, o vetor final dos diferentes processos intelectivos. Tais habilidades permitem ao indivíduo identificar e resolver problemas novos, reconhecer adequadamente as situações cambiantes da vida e encontrar soluções, as mais satisfatórias possíveis para si e para o ambiente, respondendo às exigências de adaptação às demandas do dia a dia.""Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra E.
a) Se subdivide em inteligência formal e verbal.
b) Independe de fatores ambientais.
c) Não está associada ao desenvolvimento e integridade biológica.
d) É unifatorial, ou seja, diz respeito a uma capacidade simples, que detém apenas um só fator, uma só habilidade.
e) É um conjunto de habilidades cognitivas do indivíduo. Refere-se à capacidade de identificar e resolver problemas novos, de reconhecer adequadamente as situações vivenciais cambiantes e encontrar soluções, as mais satisfatórias possíveis.
Deixe um comentário