A memória, assim como a atenção, é uma das funções cognitivas mais importantes, pois é por meio dela que se forma a base para o processo de aprendizagem.
Considerando os estudos de Pires (apud LINS; BORSA, 2017), é correto afirmar que o/a
- A) memória de curto prazo é dividida em memória implícita/não declarativa e memória explicita/declarativa.
- B) subteste Dígitos e Sequência de números e letras (WISC-IV) tem como público-alvo crianças de 4 a 17 anos e 11 meses.
- C) memória operacional/de trabalho é composta por quatro componentes: o executivo central, a alça fonológica, o esboço visuo-espacial e o retentor episódico.
- D) memória operacional/de trabalho é adquirida sem que ocorra a tomada de consciência, relacionam-se aos hábitos, às habilidades motoras e ao aprendizado não associativo.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) memória operacional/de trabalho é composta por quatro componentes: o executivo central, a alça fonológica, o esboço visuo-espacial e o retentor episódico.
A memória, assim como a atenção, é uma das funções cognitivas mais importantes, pois é por meio dela que se forma a base para o processo de aprendizagem.
Considerando os estudos de Pires (apud LINS; BORSA, 2017), é correto afirmar que o/a
a) memória de curto prazo é dividida em memória implícita/não declarativa e memória explicita/declarativa.
A questão está baseada no livro "Avaliação Psicológica: Aspectos teóricos e práticos" de Lins e Borsa.
Veja que a alternativa trocou memória de longo prazo por de curto prazo:
"A memória operacional/de trabalho mantém, retém e manipula, por um curto período de tempo, a informação que está sendo processada, antes de desaparecerem por completo. É composta por quatro componentes: o executivo central (controla o fluxo de informação da memória, da atenção e da ação), a alça fonológica (processa informações verbais), o esboço visuoespacial (realiza o processamento de informações visuais e espaciais) e o retentor episódico (integração da informação verbal e visual e comunicação com a memória de longo prazo).
Já a memória de longo prazo retém de forma definitiva a informação, permitindo sua evocação, sendo dividida em memória explícita/declarativa (do tipo episódica ou semântica) e a memória implícita/não declarativa. A memória explícita episódica relaciona-se com fatos contextuais e autobiográficos (eventos que já assistimos ou participamos), enquanto a memória explícita semântica diz respeito aos conceitos e significados, responsável pelos conhecimentos gerais. As memórias implícitas são adquiridas sem que ocorra a tomada de consciência, relacionam-se aos hábitos, habilidades motoras e aprendizado não associativo."
Assertiva Falsa.
b) subteste Dígitos e Sequência de números e letras (WISC-IV) tem como público-alvo crianças de 4 a 17 anos e 11 meses.
Segundo a descrição do teste WISC-IV o público-alvo tem uma idade diferente. Veja:
"A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – 4a Edição (WISC-IV) – é um instrumento clínico de aplicação individual que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual das crianças e o processo de resolução de problemas. Faixa etária: 6 anos e 0 meses a 16 anos e 11 meses. É composto por 15 subtestes, sendo 10 principais e 5 suplementares, e dispõe de quatro índices, à saber: Índice de Compreensão Verbal, Índice de Organização Perceptual, Índice de Memória Operacional e Índice de Velocidade de Processamento, alem do QI Total."
Assertiva Falsa.
c) memória operacional/de trabalho é composta por quatro componentes: o executivo central, a alça fonológica, o esboço visuo-espacial e o retentor episódico.
Essa é a alternativa correta. Observe o texto do livro de Lins e Borsa:
"A memória operacional/de trabalho mantém, retém e manipula, por um curto período de tempo, a informação que está sendo processada, antes de desaparecerem por completo. É composta por quatro componentes: o executivo central (controla o fluxo de informação da memória, da atenção e da ação), a alça fonológica (processa informações verbais), o esboço visuoespacial (realiza o processamento de informações visuais e espaciais) e o retentor episódico (integração da informação verbal e visual e comunicação com a memória de longo prazo).
Já a memória de longo prazo retém de forma definitiva a informação, permitindo sua evocação, sendo dividida em memória explícita/declarativa (do tipo episódica ou semântica) e a memória implícita/não declarativa. A memória explícita episódica relaciona-se com fatos contextuais e autobiográficos (eventos que já assistimos ou participamos), enquanto a memória explícita semântica diz respeito aos conceitos e significados, responsável pelos conhecimentos gerais. As memórias implícitas são adquiridas sem que ocorra a tomada de consciência, relacionam-se aos hábitos, habilidades motoras e aprendizado não associativo."
Assertiva Correta.
d) memória operacional/de trabalho é adquirida sem que ocorra a tomada de consciência, relacionam-se aos hábitos, às habilidades motoras e ao aprendizado não associativo.
A banca trocou memórias implícitas por memória operacional/de trabalho. Veja o texto do livro de Lins e Borsa:
"A memória operacional/de trabalho mantém, retém e manipula, por um curto período de tempo, a informação que está sendo processada, antes de desaparecerem por completo. É composta por quatro componentes: o executivo central (controla o fluxo de informação da memória, da atenção e da ação), a alça fonológica (processa informações verbais), o esboço visuoespacial (realiza o processamento de informações visuais e espaciais) e o retentor episódico (integração da informação verbal e visual e comunicação com a memória de longo prazo).
Já a memória de longo prazo retém de forma definitiva a informação, permitindo sua evocação, sendo dividida em memória explícita/declarativa (do tipo episódica ou semântica) e a memória implícita/não declarativa. A memória explícita episódica relaciona-se com fatos contextuais e autobiográficos (eventos que já assistimos ou participamos), enquanto a memória explícita semântica diz respeito aos conceitos e significados, responsável pelos conhecimentos gerais. As memórias implícitas são adquiridas sem que ocorra a tomada de consciência, relacionam-se aos hábitos, habilidades motoras e aprendizado não associativo."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra C.
Deixe um comentário