A partir do artigo “Planejamento do processo de Avaliação Psicológica: Implicações para a Prática e para a Formação” (SCHNEIDER et al., 2020), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O processo investigativo da avaliação psicológica consiste em estratégias que integram informações de diferentes fontes como inventários, testes e entrevistas.
( ) A condução da avaliação psicológica requer domínio no uso de testes psicológicos e outros instrumentos e técnicas e, sobretudo, a contextualização dos resultados na integração do material.
( ) A escolha dos instrumentos utilizados na avaliação psicológica não precisa estar relacionada ao contexto das demandas da pessoa avaliada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) V – V – V.
- B) V – F – F.
- C) V – V – F.
- D) F – V – F.
- E) F – F – V.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) V – V – F.
A partir do artigo “Planejamento do processo de Avaliação Psicológica: Implicações para a Prática e para a Formação” (SCHNEIDER et al., 2020), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
A questão está baseada no seguinte texto:
"A avaliação psicológica (AP) é uma prática exclusiva do psicólogo que, por meio de uma metodologia específica, quando usada adequadamente, ajuda a elucidar aspectos dos fenômenos psicológicos e a subsidiar intervenções em diferentes áreas de atuação desse profissional. De acordo com Resolução nº 009/2018, publicada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP, 2018a), trata-se de um “processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas”. Esse processo de investigação envolve estratégias que integram informações de diferentes fontes, como, por exemplo, testes, inventários e entrevistas.
(...)
A condução de um processo de AP requer ampla fundamentação nas teorias da Ciência Psicológica, domínio no uso de testes psicológicos e outros instrumentos e técnicas, cuidados éticos e habilidade para contextualização dos resultados e integração do material.
(...)
Uma etapa importante da AP refere-se ao planejamento, que envolve a escolha de testes e técnicas mais adequadas ao objetivo e ao contexto. Empregar instrumentos inadequados ao contexto, sem atentar para as evidências de qualidade psicométrica, ou fazer mau uso da técnica pode comprometer os resultados e gerar prejuízos à pessoa avaliada, aos familiares ou às instituições que necessitam do resultado da AP para uma tomada de decisão"
Fonte: "Planejamento do Processo de Avaliação Psicológica: Implicações para a Prática e para a Formação" (Schneider)
Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.
( V ) O processo investigativo da avaliação psicológica consiste em estratégias que integram informações de diferentes fontes como inventários, testes e entrevistas.
( V ) A condução da avaliação psicológica requer domínio no uso de testes psicológicos e outros instrumentos e técnicas e, sobretudo, a contextualização dos resultados na integração do material.
( F ) A escolha dos instrumentos utilizados na avaliação psicológica não precisa estar relacionada ao contexto das demandas da pessoa avaliada.
Portanto, a sequência ficou V V F. Encontramos a resposta na Letra C.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – V – V.
b) V – F – F.
c) V – V – F.
d) F – V – F.
e) F – F – V.
Deixe um comentário