A respeito da Avaliação Psicológica, é incorreto afirmar:
- A) O uso de testes para a tomada de decisões a respeito de uma pessoa, um grupo ou um programa sempre deve acontecer dentro do contexto de uma avaliação psicológica.
- B) A avaliação e a testagem psicológica muitas vezes são sinônimos, por tratar-se de processos flexíveis e não-padronizados, que tem por objetivo a análise de dados e um objetivo em questão.
- C) Embora as qualidades técnicas de vários testes estejam longe do ideal e possam contribuir para problemas em seu uso, de modo geral se admite que o motivo básico para o mau uso dos testes reside na competência insuficiente dos usuários.
- D) Os padrões de testagem que classificam os testes em nível A, B ou C, dependendo da formação requerida para seu uso, não se faz tão relevante.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A avaliação e a testagem psicológica muitas vezes são sinônimos, por tratar-se de processos flexíveis e não-padronizados, que tem por objetivo a análise de dados e um objetivo em questão.
A respeito da Avaliação Psicológica, é incorreto afirmar:
a) O uso de testes para a tomada de decisões a respeito de uma pessoa, um grupo ou um programa sempre deve acontecer dentro do contexto de uma avaliação psicológica.
Essa questão está baseada no livro "Fundamentos da testagem psicológica" de Urbina. Veja o trecho:
"O uso de testes para a tomada de decisões a respeito de uma pessoa, um grupo ou um programa sempre deve acontecer dentro do contexto de uma avaliação psicológica. Este processo pode ocorrer em serviços de saúde, no aconselhamento ou em procedimentos forenses, bem como no contexto educacional e profissional. A avaliação psicológica é um processo flexível e não-padronizado, que tem por objetivo chegar a uma determinação sustentada a respeito de uma ou mais questões psicológicas através da coleta, avaliação e análise de dados apropriados ao objetivo em questão (Maloney e Ward, 1976)."
"Fundamentos da testagem psicológica" (Urbina)
Assertiva Correta.
b) A avaliação e a testagem psicológica muitas vezes são sinônimos, por tratar-se de processos flexíveis e não-padronizados, que tem por objetivo a análise de dados e um objetivo em questão.
Essa afirmativa distorce o seguinte trecho do texto de Urbina:
"Por motivos em grande parte relacionados à comercialização dos testes, alguns autores e editoras começaram a usar a palavra avaliação nos títulos de seus testes. Por isso, aos olhos do público leigo os termos avaliação e testagem muitas vezes são sinônimos, o que é um fato lamentável. Muitos profissionais desta área acreditam que a distinção entre os termos deve ser preservada e esclarecida para o público em geral, uma vez que essas pessoas são possíveis clientes de avaliações ou consumidores de testes.
O uso de testes para a tomada de decisões a respeito de uma pessoa, um grupo ou um programa sempre deve acontecer dentro do contexto de uma avaliação psicológica. Este processo pode ocorrer em serviços de saúde, no aconselhamento ou em procedimentos forenses, bem como no contexto educacional e profissional. A avaliação psicológica é um processo flexível e não-padronizado, que tem por objetivo chegar a uma determinação sustentada a respeito de uma ou mais questões psicológicas através da coleta, avaliação e análise de dados apropriados ao objetivo em questão (Maloney e Ward, 1976).
(...)
Os testes psicológicos costumam ser descritos como padronizados por dois motivos, ambos contemplam a necessidade de objetividade no processo de testagem."
"Fundamentos da testagem psicológica" (Urbina)
Assertiva Falsa.
c) Embora as qualidades técnicas de vários testes estejam longe do ideal e possam contribuir para problemas em seu uso, de modo geral se admite que o motivo básico para o mau uso dos testes reside na competência insuficiente dos usuários.
Afirmativa de acordo com Urbina. Observe:
"Embora as qualidades técnicas de vários testes estejam longe do ideal e possam contribuir para problemas em seu uso, de modo geral se admite que o motivo básico para o mau uso dos testes reside no conhecimento ou competência insuficientes por parte de muitos usuários. Os testes podem parecer relativamente simples e diretos para usuários em potencial que não estão cientes dos cuidados necessários em sua aplicação. Por causa disso, nas últimas décadas, associações profissionais dos Estados Unidos e outros países têm desenvolvido documentos que delineiam mais clara e especificamente do que antes as habilidades e a base de conhecimentos necessárias para um uso competente de testes (American Association for Counseling and Development, 1988; Eyde, Moreland, Robertson, Primoff e Most, 1988; International Test Commission, 2000; Joint Committee on Testing Practices, 1988)."
"Fundamentos da testagem psicológica" (Urbina)
Assertiva Correta.
d) Os padrões de testagem que classificam os testes em nível A, B ou C, dependendo da formação requerida para seu uso, não se faz tão relevante.
Outra afirmativa de acordo com Urbina. Veja:
"Durante as décadas de 1950 e 1960, os Padrões de Testagem incluíam um sistema de três níveis para a classificação de testes em termos das qualificações necessárias para seu uso (APA, 1966, p.10-11). Este sistema, que encaixava os testes nos níveis A, B ou C dependendo da formação requerida para seu uso, era facilmente burlado por indivíduos em escolas, órgãos governamentais e empresas. Embora muitas editoras ainda usem este sistema, os Padrões de Testagem não mais o adotam."
"Fundamentos da testagem psicológica" (Urbina)
Assertiva Correta.
Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra B.
Deixe um comentário