Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito da elaboração de documentos em Psicologia, assinale a alternativa INCORRETA.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) O Atestado e o Parecer Psicológico são sinônimos para o mesmo documento que certifica determinada situação, afirmando sobre as condições de quem o solicita.

 

A respeito da elaboração de documentos em Psicologia, assinale a alternativa INCORRETA.

 
 

Para a compreensão da correção desta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar as seguintes observações em destaque, divididas em duas partes:

 

1) Observações sobre a RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 X Resolução CFP nº 06/2019

2) Análise das alternativas

 
 

1) Observações sobre a RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 X Resolução CFP nº 06/2019

 
  • O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União dia 01/04/2019 a Resolução CFP nº 06/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Tal Resolução revogou as Resoluções CFP nº 15/1996 e 07/2003, além de substituir a Resolução CFP nº 04/2019.
 
  • Considerando, porém, que a questão provavelmente ainda se fundamentou na Resolução 07/2003 (a questão é de 2014), portanto, é com base neste material que procederemos a análise.
 
 

2) Análise das alternativas

 

a)  O documento deve, na linguagem escrita, apresentar uma redação clara, bem estruturada e bem definida, possibilitando a compreensão por quem lê.

CORRETA. De acordo com a Resolução 007/2003:

A linguagem nos documentos deve ser precisa, clara, inteligível e concisa, ou seja, deve-se restringir pontualmente às informações que se fizerem necessárias, recusando qualquer tipo de consideração que não tenha relação com a finalidade do documento específico.”

 

b)  Na elaboração do documento, o psicólogo deve seguir os princípios éticos respeitando sempre o sigilo profissional.

CORRETA. Conforme a Resolução 007/2003:

Na elaboração de DOCUMENTO, o psicólogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo. Enfatizamos aqui os cuidados em relação aos deveres do psicólogo nas suas relações com a pessoa atendida, ao sigilo profissional

 

c)  Na Declaração Psicológica não deve constar registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.

CORRETA. Sobre a “Declaração Psicológica”, a Resolução em questão menciona:

“Neste documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.”

 

d)  O Atestado e o Parecer Psicológico são sinônimos para o mesmo documento que certifica determinada situação, afirmando sobre as condições de quem o solicita.

INCORRETA. Na Resolução 007/2003, “relatório e laudo psicológico” é que eram considerados sinônimos, confira:

“O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.”

 

e)  O Relatório ou Laudo Psicológico é descritivo e apresenta situações psicológicas e determinações históricas, sociais, políticas e culturais.

CORRETA. Vide correção da LETRA “D”.

 

______________

Fonte consultada:

Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://bit.ly/2VuZznI  Acesso em 05 de Out de 2021.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *