Acerca da Avaliação Terapêutica (AT), assinale a alternativa correta.
- A) Consiste em um modelo de avaliação colaborativo.
- B) É um método de intervenção estruturado.
- C) Na sessão de intervenção, o avaliador poderá utilizar materiais de teste de maneira diferente da aplicação padronizada, ou outros procedimentos, para ajudar os clientes a perceberem ou encontrarem respostas importantes para suas questões de avaliação.
- D) A sessão de follow-up (acompanhamento) permite avaliar as mudanças que ocorreram na vida do cliente desde a avaliação.
- E) Os avaliadores de AT, habitualmente, utilizam uma abordagem multimétodos, composta de testes de autorrelato e testes projetivos ou baseados em desempenho.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Questão anulada
Acerca da Avaliação Terapêutica (AT), assinale a alternativa correta.
a) Consiste em um modelo de avaliação colaborativo.
Certo!
“Desse modo, a AT constitui um método específico de avaliação colaborativa que difere dos objetivos e técnicas tradicionais da avaliação psicológica e visa também a intervenção psicológica, em um modelo semiestruturado. Basicamente, ela consiste em uma forma de avaliação psicológica colaborativa, organizada em etapas, na qual o teste psicológico é usado no centro de uma intervenção terapêutica limitada no tempo (Aschieri, Fantini & Smith, 2016; Finn, 2017).”
b) É um método de intervenção estruturado.
Errado. A avaliação terapêutica é um processo semiestruturado.
c) Na sessão de intervenção, o avaliador poderá utilizar materiais de teste de maneira diferente da aplicação padronizada, ou outros procedimentos, para ajudar os clientes a perceberem ou encontrarem respostas importantes para suas questões de avaliação.
Certo!
“O terceiro passo fundamenta-se na sessão de intervenção realizada pelo avaliador, na qual poderá utilizar materiais de teste de maneira diferente da aplicação padronizada, ou outros procedimentos, para ajudar os clientes a perceberem ou encontrarem respostas importantes para suas questões de avaliação. Segundo Aschieri et al. (2016), o avaliador tenta fazer o cliente experienciar situações e constatar informações que seriam difíceis de ouvir e integrar, sem mais preparação, ao final do processo de avaliação, pois causariam ansiedade e ativariam suas defesas características. Essa sessão de intervenção da AT fornece uma oportunidade para o cliente e o avaliador trabalharem experimentalmente juntos para provocar, ao vivo, certas dificuldades do cliente e afetos relacionados para, então, refletir sobre possíveis soluções mais adaptativas, diferentes daquela das habituais que o prejudicam. As sessões de intervenção podem ser altamente complexas e, como tal, são previamente preparadas com base na formulação do caso e cautelosamente conduzidas para alcançar um ou vários pequenos objetivos, tais como explorar hipóteses derivadas do teste; compreender diversos aspectos dos achados da avaliação; aumentar aos poucos a conscientização sobre os achados que de outra forma seriam rejeitados; ajudar o cliente a descobrir por si mesmo certos resultados da avaliação e preparar-se para o próximo passo, a sessão de resumo e discussão. Como a AT não está vinculada a uma teoria ou abordagem psicológica específica, diversas estratégias terapêuticas podem ser empregadas nesse momento, de acordo com a experiência do avaliador. Exemplos de como conduzir sessões de intervenção em vários contextos e diante de diversos achados podem ser encontrados em Aschieri et al. (2016), Aschieri e Smith (2012), Finn (2017), Finn e Martin (2013), Fischer e Finn (2014) entre outros.”
d) A sessão de follow-up (acompanhamento) permite avaliar as mudanças que ocorreram na vida do cliente desde a avaliação.
Certo!
“O quinto e último passo consiste em uma sessão de follow-up (acompanhamento) após dois a quatro meses da sessão de discussão dos resultados. Essa sessão permite avaliar as mudanças que ocorreram na vida do cliente desde a avaliação, propicia ao avaliador uma oportunidade de abordar possíveis novas perguntas dos clientes que podem ainda ser esclarecidas pelos resultados dos testes, ou retomar questões que não foram suficientemente esclarecidas, bem como refinar as recomendações de tratamento, processando-se formalmente o encerramento da AT.”
e) Os avaliadores de AT, habitualmente, utilizam uma abordagem multimétodos, composta de testes de autorrelato e testes projetivos ou baseados em desempenho.
Certo!
“O segundo passo consiste na aplicação de testes psicológicos padronizados que estão claramente relacionados com a investigação das questões feitas pelo cliente. Isso ajuda o avaliado a sentir que a avaliação está direcionada para alcançar seus objetivos, engajando-se mais no processo de avaliação (Finn, 2017). Os avaliadores de AT habitualmente utilizam uma abordagem multimétodos, composta por testes de autorrelato – inventários, escalas, questionários – e testes projetivos ou baseados em desempenho, tais como o Teste de Rorschach ou Teste de Apercepção Temática – TAT.”
Assim, temos quatro afirmativas corretas e uma incorreta, mas como a questão pede a correta, a questão foi anulada.
Fonte: Villemor-Amaral, Anna Elisa de e Resende, Ana CristinaNovo Modelo de Avaliação Psicológica no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2018, v. 38, n. spe [Acessado 22 Agosto 2022] , pp. 122-132.
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