Acerca do panorama sobre a avaliação psicológica no Brasil, segundo Reppold et al. (2020, p. 12-13), no campo da avaliação psicológica, diversas foram as modificações observadas, nos últimos anos, em relação às técnicas, aos instrumentos e às orientações legais e deontológicas envolvendo a prática avaliativa, as quais acabaram por graduar a área e colocar o Brasil, atualmente, como um dos países pioneiros em relação à certificação de todos os testes psicológicos disponíveis para uso profissional por parte dos psicólogos (HUTZ; PRIMI, 2006; NORONHA; REPPOLD, 2010; REPPOLD; NORONHA, 2018). Destacam-se, nesse sentido, EXCETO:
- A) Os avanços tecnológicos que viabilizaram o uso de testes (e sistemas de correção) informatizados, bem como estudos envolvendo a futura proposição de testes adaptativos ou testes elaborados sob a perspectiva de um desenho universal, acessível a todos.
- B) A qualificação da formação profissional dos psicólogos, cada vez mais interessados em compreender os pressupostos teóricos e psicométricos que fundamentam os testes disponíveis e, assim, ter conhecimento e autonomia para realizar a escolha de instrumentos mais adequados para a avaliação de seus casos.
- C) A referência, feita pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia (Resolução n.º 05/2011), ao desenvolvimento de competências relacionadas à prática da avaliação psicológica como requisito da formação.
- D) A criação do SATEPSI, proposto pelo Conselho Federal de Psicologia, em 2003, como uma resposta da área às críticas sociais sobre a qualidade dos instrumentos psicológicos até então disponíveis e das diversas ações judiciais que questionavam práticas da avaliação psicológica realizadas a partir de testes sem evidências de validade (NORONHA; REPPOLD, 2010).
- E) O aprimoramento das técnicas psicológicas, que, paulatinamente, foram descartando as ideias advindas das técnicas estatísticas que se fundamentavam, exclusivamente, a partir das análises fundamentadas na Teoria de Resposta ao Item.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) O aprimoramento das técnicas psicológicas, que, paulatinamente, foram descartando as ideias advindas das técnicas estatísticas que se fundamentavam, exclusivamente, a partir das análises fundamentadas na Teoria de Resposta ao Item.
Gabarito: Letra E
Acerca do panorama sobre a avaliação psicológica no Brasil, segundo Reppold et al. (2020, p. 12-13), no campo da avaliação psicológica, diversas foram as modificações observadas, nos últimos anos, em relação às técnicas, aos instrumentos e às orientações legais e deontológicas envolvendo a prática avaliativa, as quais acabaram por graduar a área e colocar o Brasil, atualmente, como um dos países pioneiros em relação à certificação de todos os testes psicológicos disponíveis para uso profissional por parte dos psicólogos (HUTZ; PRIMI, 2006; NORONHA; REPPOLD, 2010; REPPOLD; NORONHA, 2018). Destacam-se, nesse sentido, EXCETO:
a) Os avanços tecnológicos que viabilizaram o uso de testes (e sistemas de correção) informatizados, bem como estudos envolvendo a futura proposição de testes adaptativos ou testes elaborados sob a perspectiva de um desenho universal, acessível a todos.
Certo! Veja como isso aparece na bibliografia indicada:
“No campo da avaliação psicológica, diversas foram as modificações observadas, nos últimos anos, em relação às técnicas, aos instrumentos e às orientações legais e deontológicas envolvendo a prática avaliativa, as quais acabaram por graduar a área e colocar o Brasil, atualmente, como um dos países pioneiros em relação à certificação de todos os testes psicológicos disponíveis para uso profissional por parte dos psicólogos (Hutz & Primi, 2006; Noronha & Reppold, 2010; Reppold & Noronha, 2018). Destacam-se, nesse sentido:
•o aprimoramento das técnicas estatísticas que contribuíram para o avanço de modelos teóricos e para o desenvolvimento de instrumentos mais qualificados. Cite-se, nesse âmbito, por exemplo, os avanços advindos das análises fundamentadas na Teoria de Resposta ao Item;
•os avanços tecnológicos que viabilizaram o uso de testes (e sistemas de correção) informatizados, bem como estudos envolvendo a futura proposição de testes adaptativos ou testes elaborados sob a perspectiva de um desenho universal, acessível a todos;”
b) A qualificação da formação profissional dos psicólogos, cada vez mais interessados em compreender os pressupostos teóricos e psicométricos que fundamentam os testes disponíveis e, assim, ter conhecimento e autonomia para realizar a escolha de instrumentos mais adequados para a avaliação de seus casos.
Certo! Veja como isso aparece na bibliografia indicada:
“a qualificação da formação profissional dos psicólogos, cada vez mais interessados em compreender os pressupostos teóricos e psicométricos que fundamentam os testes disponíveis e, assim, ter conhecimento e autonomia para realizar a escolha de instrumentos mais adequados para avaliação de seus casos. Estudos recentes evidenciam que o ensino brasileiro da avaliação psicológica, na última década, tem se preocupado em assumir uma formação menos tecnicista, atribuindo maior valor a conteúdos relacionados aos fundamentos teóricos dos testes, à compreensão dos construtos cobertos pelos instrumentos, à abrangência de uma avaliação psicológica clínica, à psicometria e à elaboração de documentos psicológicos (Bardagi et al., 2015; Reppold & Noronha, 2018);”
c) A referência, feita pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia (Resolução n.º 05/2011), ao desenvolvimento de competências relacionadas à prática da avaliação psicológica como requisito da formação.
Certo! Veja como isso aparece na bibliografia indicada:
“a referência, feita pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia (Resolução nº 05/2011), ao desenvolvimento de competências relacionadas à prática da avaliação psicológica como requisito da formação. Especificamente, o documento refere que a formação deve prover “procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, de forma a garantir tanto o domínio de instrumentos e estratégias de avaliação e de intervenção quanto a competência para selecioná-los, avaliá-los e adequá-los a problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional”;”
d) A criação do SATEPSI, proposto pelo Conselho Federal de Psicologia, em 2003, como uma resposta da área às críticas sociais sobre a qualidade dos instrumentos psicológicos até então disponíveis e das diversas ações judiciais que questionavam práticas da avaliação psicológica realizadas a partir de testes sem evidências de validade (NORONHA; REPPOLD, 2010).
Certo! Veja como isso aparece na bibliografia indicada:
“A criação do SATEPSI, proposto pelo Conselho Federal de Psicologia, em 2003, como uma resposta da área às críticas sociais sobre a qualidade dos instrumentos psicológicos até então disponíveis e das diversas ações judiciais que questionavam práticas da avaliação psicológica realizadas a partir de testes sem evidências de validade (Noronha & Reppold, 2010).
O SATEPSI é, efetivamente, o grande marco na qualificação da área da Avaliação Psicológica no Brasil. Prova disso são suas consequências em termos de crescimento do número de grupos de pesquisas da área, do número de instrumentos com evidências de validade e normatização disponíveis e das discussões decorrentes que levaram psicólogos a refletir sobre temas associados às práticas avaliativas nos últimos quinze anos, como, por exemplo, inclusão social, Ética, Direitos Humanos e banalização dos testes psicológicos (Noronha & Reppold, 2010; Reppold & Noronha, 2018).”
e) O aprimoramento das técnicas psicológicas, que, paulatinamente, foram descartando as ideias advindas das técnicas estatísticas que se fundamentavam, exclusivamente, a partir das análises fundamentadas na Teoria de Resposta ao Item.
Errado. As técnicas estatísticas foram aprimoradas, e não descartadas.
Nosso gabarito é Letra E
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