Analise as afirmativas sobre a Metodologia da Investigação Psicológica segundo Erthal (2003), colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Segundo suas finalidades, os testes dividem-se em testes de velocidade e testes de potência.
( ) Uma desvantagem dos testes coletivos é o dispêndio de tempo para sua aplicação.
( ) O estabelecimento de rapport colabora com um melhor rendimento do sujeito avaliado.
( ) A avaliação se torna mais eficiente quanto mais esforço for despendido pelo sujeito durante a aplicação.
( ) A totalidade do comportamento não pode ser abrangida por um teste.
- A) V – F – V – F – F
- B) V – F – V – V – F
- C) V – F – V – F – V
- D) F – F – V – F – V
- E) F – V – F – V – F
Resposta:
A alternativa correta é letra C) V – F – V – F – V
Gabarito Letra C
(V) Segundo suas finalidades, os testes dividem-se em testes de velocidade e testes de potência.
Verdadeiro!
“Segundo a Finalidade:
Nesse caso, dividem-se em testes de velocidade, ou rapidez, e testes de potência, ou nível.
Os testes puros de velocidade medem a rapidez de raciocínio ou execução de determinada tarefa. Caracterizam-se pelo tempo certo de administração e pelo fato de serem homogêneos, isto é, medirem o mesmo fator comum em todos os itens. Apresentam o mesmo grau de dificuldade, sendo seus itens muito fáceis para se ter como variável apenas a rapidez de execução. Seus resultados expressam-se em forma numérica, embora também se possa avaliar a qualidade da tarefa (ex.: Teste Toulouse-Pièron de atenção concentrada).
Os testes puros de potência são aqueles que medem, não a rapidez da execução, mas a qualidade da mesma. Avaliam a potencialidade do indivíduo em relação a alguma característica. Os itens apresentam-se em dificuldade crescente — teste heterogêneo — e isso toma mais tempo para a sua realização. Não se pode dizer que o tempo é ilimitado, pois isso implicaria ter-se que estar à disposição do testando. Trata-se de um tempo-limite considerado suficiente para se completar a tarefa proposta.”
(F) Uma desvantagem dos testes coletivos é o dispêndio de tempo para sua aplicação.
Falso. Pelo contrário, os testes coletivos tem como vantagem serem realizado de forma mais rápida.
(V) O estabelecimento de rapport colabora com um melhor rendimento do sujeito avaliado.
Verdadeiro!
“Sabendo-se que as atividades anteriormente desenvolvidas pelos aplicandos podem influenciar seu desempenho, talvez seja necessário que o aplicador, durante a fase de relacionamento inicial, peça que os sujeitos as especifiquem em uma folha separada, no caso de aplicação grupal, ou verbalmente, no caso de aplicação individual. Perturbação emocional, fadiga e outros problemas podem ser conseqüências de tais atividades prévias e, provavelmente, afetarão o teste. Esse relacionamento estabelecido entre aplicador e aplicando, que na verdade é o agente catalisador para a obtenção do melhor rendimento possível dos sujeitos, é chamado rapport. Não há regras definidas e explícitas para o bom estabelecimento de um rapport, pois se trata de uma atitude básica que já faz parte da pessoa o saber aceitar e compreender outras pessoas de forma objetiva e imparcial.”
(F) A avaliação se torna mais eficiente quanto mais esforço for despendido pelo sujeito durante a aplicação.
Falso. Pelo contrário, veja:
“A avaliação dos resultados pode ser feita durante ou depois da aplicação dos testes. Nas escalas de desenvolvimento, para que se passe de uma etapa a outra, é necessário que se avalie o desempenho do indivíduo durante a aplicação. Seja qual for o momento da avaliação, esta será mais eficiente quanto menos esforço se precisar despender. Nos testes objetivos, a correção é geralmente feita através de crivos ou chaves de correção que facilitam o trabalho.”
(V) A totalidade do comportamento não pode ser abrangida por um teste.
Verdadeiro!
“Deve-se reconhecer o fato de que os testes não são infalíveis e não devem ser considerados como os únicos instrumentos para o fim a que se destinam. Seu uso é necessário, mas não dispensa a observação e a entrevista, que complementam sua interpretação. Por ser uma amostra de comportamento, o teste é relativamente econômico quanto ao tempo, sendo útil e prático quando se trata de avaliar grande número de pessoas simultaneamente. Seu emprego é útil para formular prognósticos e também como técnica de investigação. Entretanto, apresenta algumas desvantagens. Não se pode abranger a totalidade do comportamento medido por um teste. Além do mais, a menos que se complementem os dados com entrevista e observação acuradas, a interpretação do teste é falha, pois não se pode avaliar a situação em que o indivíduo se encontra no momento.”
Assim, a sequência correta é V F V F V.
Nosso gabarito é Letra C
Referência
ERTHAL, T. C. Manual de Psicometria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009
Deixe um comentário