Analise os itens I, II e III acerca da proposição abaixo e, após, marque a alternativa correta.
De acordo com Borsa e Muniz, apud Hutz et al (2016), a avaliação psicológica é um processo técnico e científico, realizado com pessoas ou grupos de pessoas, que requer metodologias específicas de acordo com cada área do conhecimento. Entre as ferramentas de coleta de informações, estão os testes psicológicos que são definidos como procedimentos sistemáticos de observação e registro de comportamentos, com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos. Na prática da testagem psicológica com crianças e adolescentes alguns cuidados são fundamentais.
I. Os resultados obtidos por meio dos testes psicológicos devem ser considerados de forma contextualizada, atrelados aos resultados das demais técnicas e procedimentos conduzidos ao longo do processo, como a entrevista, a hora do jogo e a observação.
II. Os resultados dos testes devem ser confrontados com outros dados advindos de outros informantes: pais, professores, profissionais que atendam à criança ou ao adolescente, entre outros.
III. O psicólogo deve considerar o contexto e os objetivos da avaliação, ou seja, na clínica o processo de investigação é mais longo e complexo. Já nos contextos escolar, jurídico e hospitalar a testagem geralmente possui característica mais pontual.
- A) Somente os itens I e II estão corretos.
- B) Somente os itens II e III estão corretos.
- C) Todos os itens estão corretos.
- D) Nenhum dos itens está correto.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Todos os itens estão corretos.
A questão está baseada no livro "Psicodiagnóstico" de Hutz et al..
Observe o trecho utilizado como referência:
"Os apontamentos de Gauy e Guimarães (2006) e Bird Duarte (2002) justificam ainda mais os cuidados a serem tomados com a avaliação e o teste psicológico para a população infantojuvenil. Assim, a prática a da testagem psicológica requer uma série de cuidados técnicos e éticos que garantirão sua efetividade. Tais cuidados são inerentes a qualquer contexto e demanda, porém, na prática com crianças e adolescentes, é preciso atenção especial. Os resultados obtidos por meio dos testes psicológicos devem ser sempre considerados de forma contextualizada, atrelados aos resultados das demais técnicas e procedimentos conduzidos ao longo do processo, como a entrevista, a hora do jogo e a observação.
Além disso, é importante que os resultados dos testes psicológicos também sejam confrontados com os dados advindos de outros informantes, como pais, professores, amigos e outros cuidadores e familiares, os quais poderão fornecer informações úteis sobre 0 comportamento da criança ou do adolescente no seu cotidiano. Do mesmo modo, as informações advindas de outros profissionais, como neurologistas e fonoaudiólogos, poderão ser de extrema valia, pois fornecem dados específicos de suas áreas de conhecimento que, por sua vez, serão importantes para a investigação conduzida pelo psicólogo ao longo do processo de avaliação psicológica. Concordando com Rocha, Emerich e Silvares (2014), a inclusão de múltiplos informantes é fundamental, já que permitirá ao psicólogo uma melhor mais completa compreensão e do caso, auxiliando na tomada de decisão mais adequada quanto à indicação terapêutica. Ressalta-se que a interpretação dos resultados dos testes é outro aspecto que merece atenção especial. É importante considerar que crianças e adolescentes sofrem significativa influência de referências externas, como a família, a escola, os pares, entre outros. Nesse sentido, é importante que os resultados não sejam taxativos e considerem o atual momento de vida do sujeito avaliado.
(...)
Também deve-se considerar o contexto e os objetivos da avaliação. A testagem realizada no contexto clínico apresentará características distintas da testagem realizada no contexto hospitalar, escolar ou jurídico, por exemplo. Independentemente do contexto e dos objetivos da avaliação, a aplicação dos testes deve estar sempre atrelada a outros procedimentos e técnicas. Porém, na clínica, o processo de investigação tende a ser mais longo e mais complexo. Essas características permitem uma postura mais exploratória por parte do psicólogo, que fará uma análise detalhada dos sintomas investigados das possíveis relações entre eles e outras características e eventos de vida do avaliando. Já no contexto jurídico, escolar ou hospitalar, a testagem geralmente tem característica mais pontual, visto que cumpre responder a um objetivo mais específico, como, por exemplo, avaliação em caso de disputa de guarda, orientação vocacional ou avaliação pré-cirúrgica."
Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)
Com isso, nota-se que todas as afirmativas abaixo estão corretas.
I. Os resultados obtidos por meio dos testes psicológicos devem ser considerados de forma contextualizada, atrelados aos resultados das demais técnicas e procedimentos conduzidos ao longo do processo, como a entrevista, a hora do jogo e a observação.
II. Os resultados dos testes devem ser confrontados com outros dados advindos de outros informantes: pais, professores, profissionais que atendam à criança ou ao adolescente, entre outros.
III. O psicólogo deve considerar o contexto e os objetivos da avaliação, ou seja, na clínica o processo de investigação é mais longo e complexo. Já nos contextos escolar, jurídico e hospitalar a testagem geralmente possui característica mais pontual.
Portanto, encontramos a resposta na Letra C.
a) Somente os itens I e II estão corretos.
b) Somente os itens II e III estão corretos.
c) Todos os itens estão corretos.
d) Nenhum dos itens está correto.
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