Ao considerar as características tão peculiares dos aeronautas, torna‑se fundamental que a profissional da psicologia, para poder realizar uma avaliação psicológica, possua conhecimentos da área da aviação e das teorias da psicologia da aviação. Assim, ao considerar avaliação psicológica no contexto da aviação, assinale a alternativa que corresponde à concepção incorreta acerca desse assunto.
- A) A atividade da psicologia aplicada à aviação tem o foco voltado para a segurança aérea.
- B) A avaliação psicológica na aviação civil, em perícias iniciais e periódicas do aeronauta, é um dos critérios para a emissão do certificado médico aeronáutico (CMA).
- C) A psicóloga na aviação atua na avaliação psicológica do aeronauta (piloto de aeronave, comissário de voo e mecânico de voo).
- D) A avaliação psicológica na aviação civil possui o enfoque seletivo, sendo requisito, junto ao exame médico, para a decisão final da liberação do CMA.
- E) No contexto da psicologia da aviação, atua‑se na prevenção e investigação de incidentes/acidentes aeronáuticos, sempre buscando maximizar o desempenho humano, com vistas à segurança das operações aéreas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A avaliação psicológica na aviação civil possui o enfoque seletivo, sendo requisito, junto ao exame médico, para a decisão final da liberação do CMA.
Na avaliação psicológica na aviação civil, o foco não é apenas seletivo, mas também preventivo e investigativo, visando garantir a segurança das operações aéreas. A avaliação não é apenas um critério para a emissão do Certificado Médico Aeronáutico (CMA), mas sim um componente essencial para a garantia da aptidão psicológica dos aeronautas. Portanto, a concepção incorreta é a de que a avaliação psicológica na aviação civil possui um enfoque apenas seletivo, pois ela abrange uma gama de objetivos para garantir a segurança e o desempenho humano nas atividades aeronáuticas.
Deixe um comentário