Ao realizar uma avaliação psicológica sabemos que os testes podem compor ou não este processo, contudo, é imprescindível saber como selecioná‑los e utilizá‑los para uma boa prática profissional. Assinale a alternativa que não condiz com os preceitos técnicos e científicos do processo de avaliação psicológica.
- A) Para a devida realização de uma avaliação psicológica com a utilização de testes psicológicos se faz imprescindível conhecer e identificar o que realmente se pretende medir e(ou) avaliar.
- B) A psicóloga deve escolher os instrumentos a serem utilizados, levando sempre em consideração a idade, a escolaridade e a especificidade do que se deseja avaliar.
- C) Os testes devem ser especializados, adequados à realidade cultural e social brasileira e baseados em evidências científicas.
- D) É fundamental conhecer e estudar os manuais dos testes. A aplicação, a correção e a análise é que validarão o devido processo avaliativo; quando possível, pode‑se também consultar o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos.
- E) A escolha de um teste psicológico envolve o conhecimento da sua prática e de sua técnica, do que se pretende avaliar e, sobretudo, saber identificar a partir dos instrumentos psicológicos utilizados as respostas dadas pelo avaliando e escrever um documento que seja de compreensão ao solicitante e que não perca a cientificidade na escrita exigida pela psicologia.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) É fundamental conhecer e estudar os manuais dos testes. A aplicação, a correção e a análise é que validarão o devido processo avaliativo; quando possível, pode-se também consultar o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos.
Esta alternativa não condiz com os preceitos técnicos e científicos do processo de avaliação psicológica porque enfatiza apenas a importância da familiarização com os manuais dos testes e a consulta ao Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos. Embora o conhecimento dos manuais e a utilização do sistema sejam partes importantes do processo avaliativo, a afirmação desconsidera outros aspectos cruciais, como a seleção criteriosa dos testes de acordo com os objetivos da avaliação, a consideração de fatores individuais do avaliando, como idade e escolaridade, e a necessidade de escolha de testes especializados e culturalmente apropriados. Portanto, essa alternativa não está alinhada com os preceitos técnicos e científicos da avaliação psicológica.
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