Através de uma demanda interna para identificar fatores prejudiciais à saúde mental da equipe, foi solicitado ao psicólogo de uma corporação a avaliação psicológica dos profissionais envolvidos em atividades de alto risco e muita pressão. Considerando as práticas e as técnicas específicas de uma avaliação psicológica, assinale a afirmativa correta.
- A) A seleção dos instrumentos ou procedimentos a serem utilizados é feita junto com o avaliando, garantindo maior clareza e fidelidade do processo.
- B) Após realizar a avaliação psicológica, o profissional deverá marcar o feedback com o avaliando e/ou terceiro para responder às questões que levaram aquele encaminhamento.
- C) Para fins de instrumento de avaliação psicológica, a entrevista, em geral, envolve apenas a conversação face a face, não sendo possível serem conduzidas em outros formatos para não prejudicar o processo.
- D) Ao utilizar testes psicológicos, o profissional deverá estar atento a suas finalidades, pois, se diferem em uma série de variáveis, uma delas é a pontuação que não necessariamente possui natureza numérica.
- E) Não é recomendado o encontro entre o avaliador e outras pessoas do contexto, com quem fez o encaminhamento ou com o próprio, avaliando antes de iniciar de fato a avaliação formal, pois os aspectos do encaminhamento serão esclarecidos durante o processo.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Ao utilizar testes psicológicos, o profissional deverá estar atento a suas finalidades, pois, se diferem em uma série de variáveis, uma delas é a pontuação que não necessariamente possui natureza numérica.
Gabarito Letra D
Através de uma demanda interna para identificar fatores prejudiciais à saúde mental da equipe, foi solicitado ao psicólogo de uma corporação a avaliação psicológica dos profissionais envolvidos em atividades de alto risco e muita pressão. Considerando as práticas e as técnicas específicas de uma avaliação psicológica, assinale a afirmativa correta.
a) A seleção dos instrumentos ou procedimentos a serem utilizados é feita junto com o avaliando, garantindo maior clareza e fidelidade do processo.
Errado. O avaliando não participa da escolha dos instrumentos, que é uma prerrogativa do profissional.
b) Após realizar a avaliação psicológica, o profissional deverá marcar o feedback com o avaliando e/ou terceiro para responder às questões que levaram aquele encaminhamento.
Errado. A entrevista de devolução devolve as informações obtidas na avaliação, não necessariamente responde as questões propostas no encaminhamento. Durante o processo, essas questões podem ser alteradas.
c) Para fins de instrumento de avaliação psicológica, a entrevista, em geral, envolve apenas a conversação face a face, não sendo possível serem conduzidas em outros formatos para não prejudicar o processo.
Errado. Existem diversos tipos e formatos de entrevista, que não prejudicam o processo.
d) Ao utilizar testes psicológicos, o profissional deverá estar atento a suas finalidades, pois, se diferem em uma série de variáveis, uma delas é a pontuação que não necessariamente possui natureza numérica.
Certo!
“Os testes diferem em seus procedimentos de pontuação e interpretação. Para entender melhor como e por que, vamos definir o que seja pontuação e pontuar. Os aficionados por esportes estão familiarizados com esses termos. Para eles, esses termos referem-se ao número de pontos acumulados pelos competidores e ao processo de acumulação desses pontos. Em testagem e avaliação, podemos definir pontuação de modo formal como um código ou uma súmula, em geral, mas não necessariamente de natureza numérica, que reflete uma avaliação do desempenho em um teste, uma tarefa, uma entrevista ou alguma outra amostra de comportamento. Pontuar é o processo de atribuir esses códigos avaliativos ou súmulas ao desempenho em testes, tarefas, entrevistas ou outras amostras de comportamento. No mundo da avaliação psicológica, existem muitos tipos diferentes de pontuação. Algumas resultam da simples soma das respostas (tal como a soma de respostas dos tipos correta/incorreta ou concordo/discordo) e algumas são derivadas de procedimentos mais elaborados.”
e) Não é recomendado o encontro entre o avaliador e outras pessoas do contexto, com quem fez o encaminhamento ou com o próprio, avaliando antes de iniciar de fato a avaliação formal, pois os aspectos do encaminhamento serão esclarecidos durante o processo.
Errado. Esse encontro pode ser fundamental para obtenção de informações complementares.
Nosso gabarito é Letra D
Deixe um comentário