Atualmente, aneuropsicologia possui umaimportante interface com a Psiquiatria, atuando na compreensão e tratamento de transtomos mentais. A avaliação neuropsicológica auxilia a Psiquiatria clínica em diversas dimensões. Assinale a alternativa que não apresenta uma contribuição possível da investigação neuropsicológica em casos psiquiátricos.
- A) Predição do curso da doença psiquiátrica
- B) Discriminação entre psicopatologias
- C) Auxiliar na escolha de farmacoterapia
- D) Auxiliar na escolha de psicoterapia
- E) Localização de áreas cerebrais desencadeantes de transtornos mentais
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Localização de áreas cerebrais desencadeantes de transtornos mentais
Gabarito Letra E
Atualmente, a neuropsicologia possui uma importante interface com a Psiquiatria, atuando na compreensão e tratamento de transtomrnos mentais. A avaliação neuropsicológica auxilia a Psiquiatria clínica em diversas dimensões. Assinale a alternativa que não apresenta uma contribuição possível da investigação neuropsicológica em casos psiquiátricos.
a) Predição do curso da doença psiquiátrica
b) Discriminação entre psicopatologias
c) Auxiliar na escolha de farmacoterapia
d) Auxiliar na escolha de psicoterapia
e) Localização de áreas cerebrais desencadeantes de transtornos mentais
Vamos relembrar primeiro o que é uma avaliação neuropsicológica:
“A Avaliação Neuropsicológica consiste no método de investigar as funções cognitivas e o comportamento. Trata-se da aplicação de técnicas de entrevistas, exames quantitativos e qualitativos das funções que compõem a cognição abrangendo processos de atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio. Há métodos considerados clássicos e outros ainda em construção.”
Com as informações obtidas através dessa avaliação, é possível determinar similaridades e diferenças entre psicopatologias, além de prever o provável curso da doença. Também podem ser base para auxiliar na escolha da farmacoterapia e psicoterapia mais adequada.
Entretanto, essa avaliação não envolve exames de imagens, não sendo um auxilio para localização de áreas cerebrais envolvidas em transtornos mentais.
Nosso gabarito é Letra E.
Referência
MALLOY-DINIZ, Leandro F. et al. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Deixe um comentário