Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão. Sobre Avaliação Psicológica, assinale a alternativa correta.
- A) As hipóteses levantadas na avaliação psicológica devem ser testadas, independentemente do objetivo inicial do processo psicodiagnóstico.
- B) Métodos, técnicas e instrumentos utilizados na avaliação psicológica são predeterminados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).
- C) O psicólogo poderá recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação) para elaboração da avaliação psicológica.
- D) Antes da avaliação propriamente dita, é realizada uma entrevista para subsidiar o delineamento da conduta no psicodiagnóstico.
- E) A Declaração e o Parecer psicológico são documentos decorrentes da Avaliação Psicológica.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) O psicólogo poderá recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação) para elaboração da avaliação psicológica.
Segundo o Conselho Federal de Psicologia – CFP, através da Resolução CFP Nº 009/2018:
“Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.”
Com base nas diretrizes fornecidas para o exercício da profissão de psicologia, vamos a análise das alternativas:
a) As hipóteses levantadas na avaliação psicológica devem ser testadas, independentemente do objetivo inicial do processo psicodiagnóstico.
Alternativa INCORRETA. A testagem das hipóteses, encontra-se alinhada ao objetivo principal do psicodiagnóstico, além disso, um processo psicodiagnóstico, pode ter vários objetivos. Sobre isso, acompanhe o que traz Cunha, 2005, p. 26:
“O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação”
b) Métodos, técnicas e instrumentos utilizados na avaliação psicológica são predeterminados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Alternativa INCORRETA. Segundo a Resolução 009/2018:
“A psicóloga e o psicólogo têm a prerrogativa de decidir quais são os métodos, técnicas e instrumentos empregados na Avaliação Psicológica, desde que devidamente fundamentados na literatura científica psicológica e nas normativas vigentes do Conselho Federal de Psicologia”
c) O psicólogo poderá recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação) para elaboração da avaliação psicológica.
Alternativa CORRETA. Conforme Resolução 009/2018:
“Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação)”
d) Antes da avaliação propriamente dita, é realizada uma entrevista para subsidiar o delineamento da conduta no psicodiagnóstico.
Alternativa INCORRETA. A Avaliação Psicológica, inicia praticamente desde o encaminhamento, portanto, a entrevista constitui parte importante do processo referido.
e) A Declaração e o Parecer psicológico são documentos decorrentes da Avaliação Psicológica.
Alternativa INCORRETA. Conforme Resolução CFP Nº 007/2003:
“A Declaração e o Parecer psicológico não são documentos decorrentes da avaliação Psicológica, embora muitas vezes apareçam desta forma.”
________________
Fontes consultadas:
Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP Nº 009, de 25 de abril de 2018 Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n%C2%BA-09-2018-com-anexo.pdf Acesso em 30 de Abril de 2019
Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf Acesso em 30 de Abril de 2019
Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul
Deixe um comentário