Com relação à realização de Avaliação Psicológica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A(o) psicóloga(o) pode, a depender do contexto, recorrer a fontes complementares de informação.
( ) Testes psicológicos que ainda não foram submetidos à avaliação do Satepsi não podem ser usados como fontes fundamentais, mas sim considerados fontes complementares de informação.
( ) A testagem psicológica é uma etapa da avaliação Psicológica e esta, por ser mais abrangente, poderá fornecer respostas mais amplas sobre um conjunto de informações do indivíduo avaliado.
As afirmativas são, respectivamente,
- A) F, V e F.
- B) F, V e V.
- C) V, F e F.
- D) V, F e V.
- E) F, F e V.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) V, F e V.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Ainda de acordo com a Resolução CFP n 9/2018 , em vigência, na realização da Avaliação Psicológica, a(o) psicóloga(o) deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da(o) psicóloga(o) (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).
Consideram-se fontes fundamentais de informação: a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicologia e do psicólogo e/ou; b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou; c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo. Já as fontes complementares de informação abarcam: a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão; b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
(...)
A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes de informação, dentre elas: testes psicológicos, entrevistas, observações sistemáticas e análises de documentos. A testagem psicológica, por sua vez, diz respeito à aplicação dos testes psicológicos e obtenção de informações a partir dessa testagem. Assim, a testagem psicológica é uma etapa da avaliação psicológica. Na literatura científica é assinalado que a avaliação psicológica deve considerar o contexto em que o avaliando está inserido, atentando para seus determinantes biopsicossociais. A avaliação psicológica refere-se a processo. Embora pareça que a distinção entre avaliação psicológica e testagem psicológica esteja superada, é imperioso que as práticas psicológicas incorporem tais diferenças."
Fonte: "Cartilha Avaliação Psicológica" (CFP)
Com isso, podemos analisar as afirmativas abaixo.
( V ) A(o) psicóloga(o) pode, a depender do contexto, recorrer a fontes complementares de informação.
( F ) Testes psicológicos que ainda não foram submetidos à avaliação do Satepsi não podem ser usados como fontes fundamentais, mas sim considerados fontes complementares de informação.
( V ) A testagem psicológica é uma etapa da avaliação Psicológica e esta, por ser mais abrangente, poderá fornecer respostas mais amplas sobre um conjunto de informações do indivíduo avaliado.
Portanto, a sequência ficou V F V. Encontramos a resposta na Letra D.
a) F, V e F.
b) F, V e V.
c) V, F e F.
d) V, F e V.
e) F, F e V.
Deixe um comentário