Conforme Schimidt; Bolze e Crepaldi (In: LINS; BORSA, 2017), o trabalho de psicólogos em instituições hospitalares tem sido designado, nacionalmente, pelo termo Psicologia Hospitalar. Essa denominação consiste em uma particularidade do contexto brasileiro, haja vista que em outros países não há indicativos de sua presença.
Considerando as especificidades da avaliação psicológica no contexto hospitalar marque a opção CORRETA:
- A) Nas instituições hospitalares que contam com atendimento ambulatorial é possível realizar o acompanhamento longitudinal do paciente, considerando as etapas de diagnóstico e de tratamento.
- B) No caso de pacientes adultos internados a avaliação psicológica deve ser realizada por meio de instrumentos criados especificamente para o contexto da internação, considerando as especificidades desta condição.
- C) Considerando o contexto da internação a devolução de resultados para o paciente fica restrita a orientações sobre encaminhamentos futuros. Os documentos gerados devem ser anexados aos prontuários dos pacientes.
- D) Avaliação de crianças internadas deve se restringir ao uso de desenhos e entrevistas com os cuidadores, de modo a prevenir estresse ou desconforto adicional à criança.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Nas instituições hospitalares que contam com atendimento ambulatorial é possível realizar o acompanhamento longitudinal do paciente, considerando as etapas de diagnóstico e de tratamento.
Gabarito: Letra A
Considerando as especificidades da avaliação psicológica no contexto hospitalar marque a opção CORRETA:
a) Nas instituições hospitalares que contam com atendimento ambulatorial é possível realizar o acompanhamento longitudinal do paciente, considerando as etapas de diagnóstico e de tratamento.
Certo!
“O ambulatório, quando vinculado a um hospital geral, tem como objetivo principal o atendimento nas ocasiões em que não há necessidade de internação, por meio de ações de prevenção de doenças, promoção, recuperação da saúde e reabilitação (Lopes & Amorim, 2004). Nas instituições hospitalares que contam com atendimento ambulatorial é possível realizar o acompanhamento longitudinal do paciente, considerando as etapas de diagnóstico e de tratamento (sem ou pré/pós-internação), com seguimento das intervenções efetuadas no início, no meio e no fim do ciclo do distúrbio orgânico (Romano, 1999).”
b) No caso de pacientes adultos internados a avaliação psicológica deve ser realizada por meio de instrumentos criados especificamente para o contexto da internação, considerando as especificidades desta condição.
Errado. Não necessariamente.
c) Considerando o contexto da internação a devolução de resultados para o paciente fica restrita a orientações sobre encaminhamentos futuros. Os documentos gerados devem ser anexados aos prontuários dos pacientes.
Errado. Os pacientes tem direito a acesso aos documentos gerados.
d) Avaliação de crianças internadas deve se restringir ao uso de desenhos e entrevistas com os cuidadores, de modo a prevenir estresse ou desconforto adicional à criança.
Errado. A avaliação de crianças internadas, assim como qualquer avaliação, deve ser considerada em suas especificidades.
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: Avaliação psicológica : aspectos teóricos e práticos / Manuela Ramos Caldas Lins, Juliane Callegaro Borsa, (organizadoras). – Petrópolis, RJ : Vozes, 2017. – (Coleção Avaliação Psicológica)
Deixe um comentário