Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando as aproximações e distanciamentos entre as práticas em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

 

( ) A Avaliação Psicológica é um processo técnico e científico, efetivado de forma dinâmica e com objetivo de produzir fontes de informação sobre os fenômenos psicológicos, subsidiando intervenções psicoterápicas em diferentes contextos.

 

( ) Na Testagem Psicológica, necessária nos processos de Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, o profissional Psicólogo deve escolher os testes de acordo com sua avaliação e recomendação pelo CFP e SATEPSI.

 

( ) A Avaliação Psicológica requer: levantamento de objetivos, coleta de informações, integração das informações, desenvolvimento de hipóteses e indicação de respostas às situações apresentadas.

 

( ) Nos Processos de Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, os resultados obtidos por meio dos instrumentos selecionados pela consulta ao SATEPSI permitem a construção de hipóteses e referências de intervenção para qualquer contexto.

 

Assinale a sequência correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Questão Anulada

 

Considerando as aproximações e distanciamentos entre as práticas em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

  

( F ) A Avaliação Psicológica é um processo técnico e científico, efetivado de forma dinâmica e com objetivo de produzir fontes de informação sobre os fenômenos psicológicos, subsidiando intervenções psicoterápicas em diferentes contextos.

 

A banca considerou essa afirmativa falsa, pois está incompleta ao falar apenas de intervenções psicoterápicas.

 

Veja o texto da "Cartilha Avaliação Psicológica" do CFP:

 

"A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina."

 

Contudo, a afirmativa não utilizou o termo "apenas", "somente", o que pode ter gerado dúvidas.

 

Assertiva Falsa.

 

( F ) Na Testagem Psicológica, necessária nos processos de Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, o profissional Psicólogo deve escolher os testes de acordo com sua avaliação e recomendação pelo CFP e SATEPSI.

 

O documento do CFP não afirma que a testagem psicológica é necessária na avaliação psicológica. Veja:

 

"A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos."

 

Assertiva Falsa.

 

( V ) A Avaliação Psicológica requer: levantamento de objetivos, coleta de informações, integração das informações, desenvolvimento de hipóteses e indicação de respostas às situações apresentadas.

 

Essa afirmativa está de acordo com o documento do CFP. Observe:

 
 

"O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:

 

¬ Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;

 

¬ Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;

 

¬ Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;

 

¬ Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação."

 

Assertiva Correta.

 

( F ) Nos Processos de Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, os resultados obtidos por meio dos instrumentos selecionados pela consulta ao SATEPSI permitem a construção de hipóteses e referências de intervenção para qualquer contexto.

 

O teste não pode ser usado em qualquer contexto. Veja o documento do CFP:

 

"A Resolução CFP n° 002/2003, no artigo 11, orienta que 'as condições de uso dos instrumentos devem ser consideradas apenas para os contextos e propósitos para os quais os estudos empíricos indicaram resultados favoráveis'. O que esse artigo quer dizer é que a simples aprovação no SATEPSI não significa que o teste possa ser usado em qualquer contexto, ou para qualquer propósito. A recomendação para um uso específico deve ser buscada nos estudos que foram feitos com o instrumento, principalmente nos estudos de validade e nos de precisão e de padronização."

 

Assertiva Falsa.

 

Portanto, a sequência ficou F F V F. Contudo a banca optou por anular.

 

Assinale a sequência correta.

 

a)  F, V, F, V

b)  F, F, V, F

c)  V, V, F, F

d)  V, F, V, V

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *