Considerando aspectos relacionados à prática clínica do psicólogo, incluindo as modalidades de documentos decorrentes de avaliações psicológicas, assinale a alternativa correta.
- A) Uma entrevista, na prática, antes de poder ser considerada uma técnica, deve ser vista como um contato social entre duas ou mais pessoas.
- B) A declaração é um documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações subjetivas relacionadas ao atendimento psicológico.
- C) O relatório deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, não necessariamente à luz de um instrumental técnico.
- D) Diferentemente do relatório, a finalidade do laudo deve ser a de apresentar os procedimentos e as conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica.
- E) Na exposição de motivos em um parecer, deve-se apresentar a questão em tese, sendo necessária a descrição detalhada dos procedimentos, como os dados colhidos ou o nome dos envolvidos.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Uma entrevista, na prática, antes de poder ser considerada uma técnica, deve ser vista como um contato social entre duas ou mais pessoas.
Análise das alternativas:
a) Uma entrevista, na prática, antes de poder ser considerada uma técnica, deve ser vista como um contato social entre duas ou mais pessoas.
CORRETA. O sucesso da entrevista dependerá, portanto, de qualidades gerais de um bom contato social, sobre o qual se apóiam as técnicas clínicas específicas. Desse modo, a execução da técnica é influenciada pelas habilidades interpessoais do entrevistador.
b) A declaração é um documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações subjetivas relacionadas ao atendimento psicológico.
INCORRETA. A declaração é um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico
c) O relatório deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, não necessariamente à luz de um instrumental técnico.
INCORRETA. Como todo documento, o relatório deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo.
d) Diferentemente do relatório, a finalidade do laudo deve ser a de apresentar os procedimentos e as conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica.
INCORRETA. Relatório e laudo psicológico são a mesma coisa. Podem ser definidos como uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.
e) Na exposição de motivos em um parecer, deve-se apresentar a questão em tese, sendo necessária a descrição detalhada dos procedimentos, como os dados colhidos ou o nome dos envolvidos.
INCORRETA. Na exposição de motivos em um parecer, deve-se apresentar a questão em tese, não sendo necessária, portanto, a descrição detalhada dos procedimentos, como os dados colhidos ou o nome dos envolvidos.
Fonte:
http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf
CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Deixe um comentário