Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando o tema, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta. A elaboração de documentos em psicologia ainda é uma questão séria e que merece muita atenção.

 

A. Declaração.

 

B. Atestado Psicológico.

 

C. Relatório.

 

D. Laudo.

 

E. Parecer.

 

(  ) Após processo de avaliação psicológica, justifica estar apto ou não para atividades específicas.

 

(  ) Descreve sobre as condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais pesquisadas durante a Avaliação Psicológica de forma didática e detalhada.

 

(  ) Não deve conter registro de sintomas, situações ou estado psicológicos.

 

(  ) Apresenta uma resposta esclarecedora, através da avaliação especializada de uma “situação problema”, visando diminuir dúvidas que interferem em uma decisão.

 

(  ) É o mesmo que Relatório.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) B – C – A – E – D.

  

Considerando o tema, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta. A elaboração de documentos em psicologia ainda é uma questão séria e que merece muita atenção.

 
 

Para a compreensão da correção desta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar as seguintes observações em destaque, divididas em três partes:

 

1) Observações sobre a RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 X Resolução CFP nº 06/2019

2) Definições trazidas pela RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003

3) Análise das alternativas

 
 

1) Observações sobre a RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 X Resolução CFP nº 06/2019

 
  • O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União dia 01/04/2019 a Resolução CFP nº 06/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Tal Resolução revogou as Resoluções CFP nº 15/1996 e 07/2003, além de substituir a Resolução CFP nº 04/2019.
 
  • Considerando, porém, que a questão provavelmente ainda se fundamentou na Resolução 07/2003 (a questão é de 2018), portanto, é com base neste material que procederemos a análise.
 
 

2) Definições trazidas pela RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003

  

Segundo a Resolução 007/2003:

 
  • São Modalidades de Documentos produzidos pelo psicólogo: 1. Declaração; 2. Atestado psicológico; 3. Relatório / laudo psicológico; 4. Parecer psicológico;
 
  • A Declaração e o Parecer psicológico não são documentos decorrentes da avaliação Psicológica, embora muitas vezes apareçam desta forma. Por isso consideramos importante constarem deste manual afim de que sejam diferenciados.
 

Conforme a Resolução em destaque, segue o conceito e finalidade dos documentos produzidos pelo psicólogo:

  
  • Atestado psicológico: “é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita”
 
  • Declaração: “é um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, com a finalidade de declarar: a) Comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário; b) Acompanhamento psicológico do atendido; c) Informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários). Neste documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.”
  
  • Parecer: “é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.”
 
  • Relatório ou laudo psicológico: “O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Como todo DOCUMENTO, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo. [...] O relatório psicológico deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.”
  
 

3) Análise das alternativas

 

Relacionando cada um dos documentos mencionados as definições apresentadas, enumerando-as de acordo com a descrição correspondente, tem-se a seguinte associação:

  

A. Declaração.

  

( B ) Após processo de avaliação psicológica, justifica estar apto ou não para atividades específicas.

 

B. Atestado Psicológico.

 

( C ) Descreve sobre as condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais pesquisadas durante a Avaliação Psicológica de forma didática e detalhada.

 

C. Relatório.

 

( A ) Não deve conter registro de sintomas, situações ou estado psicológicos.

 

D. Laudo.

 

( E ) Apresenta uma resposta esclarecedora, através da avaliação especializada de uma “situação problema”, visando diminuir dúvidas que interferem em uma decisão.

 

E. Parecer.

 

( D ) É o mesmo que Relatório.

 
  

Considerando a associação apresentada, ratifica-se que a alternativa que corresponde à sequência correta é “B – C – A – E – D”, portanto, LETRA “C”.

  

______________

Fonte consultada:

Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://bit.ly/2VuZznI  Acesso em 05 de Out de 2021.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *