Considerando o uso de recursos na avaliação psicológica das dificuldades de aprendizagem relacionadas aos processos avaliativos, à evasão e à repetência escolar, assinale a opção correta.
- A) Na avaliação psicológica, a entrevista psicológica, livre ou aberta, pode oferecer aspectos de natureza qualitativa e subjetiva capazes de complementar dados quantitativos sobre a repetência e evasão escolar.
- B) A aplicação de questionários, escalas e outros instrumentos avaliativos são prerrogativas exclusivas do psicólogo, ao passo que a análise dos resultados é objeto de estudo de toda a equipe multiprofissional.
- C) Os testes psicométricos e as entrevistas psicológicas abertas são recursos de mensuração, precisão e padronização utilizados pelo psicólogo para explicar causas e efeitos da evasão e repetência.
- D) Na identificação das causas da evasão e da repetência, os testes psicológicos, por apresentarem caráter normativo e diretrizes interpretativas padronizadas, são ferramentas que pouco auxiliam o psicólogo na obtenção de dados.
- E) As inferências realizadas pelo psicólogo para identificar as causas da evasão escolar devem ser pautadas somente nos escores e resultados de testes psicométricos validados.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Na avaliação psicológica, a entrevista psicológica, livre ou aberta, pode oferecer aspectos de natureza qualitativa e subjetiva capazes de complementar dados quantitativos sobre a repetência e evasão escolar.
Vejamos o trecho que justifica a escolha pela ALTERNATIVA A:
a) Na avaliação psicológica, a entrevista psicológica, livre ou aberta, pode oferecer aspectos de natureza qualitativa e subjetiva capazes de complementar dados quantitativos sobre a repetência e evasão escolar.
Justificativa:
"Por exemplo, a entrevista é a técnica de avaliação que pode mais facilmente se adaptar às variações individuais e de contexto, para atender às necessidades colocadas por uma grande diversidade de situações clínicas e para tornar explícitas particularidades que escapam a outros procedimentos."
Erros das demais opções:
b) A aplicação de questionários, escalas e outros instrumentos avaliativos são prerrogativas exclusivas do psicólogo, ao passo que a análise dos resultados é objeto de estudo de toda a equipe multiprofissional.
c) Os testes psicométricos e as entrevistas psicológicas abertas são recursos de mensuração, precisão e padronização utilizados pelo psicólogo para explicar causas e efeitos da evasão e repetência.
d) Na identificação das causas da evasão e da repetência, os testes psicológicos, por apresentarem caráter normativo e diretrizes interpretativas padronizadas, são ferramentas que pouco auxiliam o psicólogo na obtenção de dados.
e) As inferências realizadas pelo psicólogo para identificar as causas da evasão escolar devem ser pautadas somente nos escores e resultados de testes psicométricos validados.
Fonte: DE ALMEIDA, Nemésio Vieira. A entrevista psicológica como um processo dinâmico e criativo. Psic, São Paulo, v. 5, n.1, p.34-39, jun.2004
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