Considerando os cuidados importantes para uma avaliação neuropsicológica de um paciente, assinale com V as afirmativas verdadeiras e F as falsas.
( ) Numa avaliação neuropsicológica, o profissional deve estar atento às particularidades individuais do examinando e às suas necessidades, considerando as particularidades de cada caso.
( ) O encaminhamento feito por um profissional de saúde especializado já é o suficiente para identificar as particularidades da patologia de um indivíduo.
( ) A cognição e, particularmente, a memória são o principal objeto de análise entre as dimensões de comportamento numa avaliação neuropsicológica.
( ) A identificação e a mensuração de déficits cognitivos e de alterações disfuncionais da cognição e da emocionalidade são tarefas do médico clínico geral.
( ) No exame neuropsicológico, todas as informações do indivíduo devem ser compreendidas dentro de um contexto, incluindo idade, história de vida e escolaridade, independentemente das razões do encaminhamento.
Assinale a sequência correta.
- A) F V F V F
- B) V V F F V
- C) V F V F V
- D) F F V V F
Resposta:
A alternativa correta é letra C) V F V F V
Gabarito letra C
Considerando os cuidados importantes para uma avaliação neuropsicológica de um paciente, assinale com V as afirmativas verdadeiras e F as falsas.
(V) Numa avaliação neuropsicológica, o profissional deve estar atento às particularidades individuais do examinando e às suas necessidades, considerando as particularidades de cada caso.
Certo! Não só na avaliação neuropsicológica, como em qualquer avaliação feita por profissionais da psicologia, é importante atentar-se para as particularidades do indivíduo examinado para maior acurácia na avaliação.
(F) O encaminhamento feito por um profissional de saúde especializado já é o suficiente para identificar as particularidades da patologia de um indivíduo.
Errado! Considerando que a avaliação neuropsicológica busca verificar o desempenho das funções cognitivas, seja em situações de saúde ou patologia, se o profissional de saúde que fez o encaminhamento já tivesse as informações sobre as particularidades da patologia do individuo, esse encaminhamento seria desnecessário.
(V) A cognição e, particularmente, a memória são o principal objeto de análise entre as dimensões de comportamento numa avaliação neuropsicológica.
Certo! Essa informação foi retirada do livro Psicodiagnóstico V, de Jurema Alcides Cunha:
“Entre as dimensões de comportamento, a que é o principal objeto de análise, na avaliação neuropsicológica, é a cognição (e, particularmente, a memória), seja por serem os prejuízos das funções cognitivas os principais correlatos de alterações cerebrais, seja por sua acessibilidade à mensuração, mas isso não significa que os problemas do SNC não se reflitam em outras dimensões do comportamento (Lezak, 1995). São prioridades no exame que se estabelecem.”
(F) A identificação e a mensuração de déficits cognitivos e de alterações disfuncionais da cognição e da emocionalidade são tarefas do médico clínico geral.
Errado! Essas são tarefas do neuropsicologista.
(V) No exame neuropsicológico, todas as informações do indivíduo devem ser compreendidas dentro de um contexto, incluindo idade, história de vida e escolaridade, independentemente das razões do encaminhamento.
Certo! Cunha trás:
“Mas quaisquer que sejam as razões do encaminhamento e a categoria das questões envolvidas no exame, todas as informações e todos os achados só podem ser entendidos dentro de um contexto, em que são essenciais, pelo menos, a idade do indivíduo, sua história de vida, seu nível de escolaridade (o número de anos de educação formal) e sua dominância manual.”
Nossa sequência ficou, então, V-F-V-F-V, gabarito letra C.
Referência
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Deixe um comentário