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Considerando que as dificuldades de aprendizagem podem surgir de diferentes maneiras e de múltiplas causas, associe a Coluna 1 à Coluna 2 e identifique as diferenças entre a Avaliação e a intervenção Psicopedagógica.

Coluna 1

1. Avaliação psicopedagógica.

2. Intervenção psicopedagógica.

Coluna 2

( ) Investiga as relações do indivíduo com o conhecimento, os seus vínculos com a aprendizagem e todas as significações implícitas no ato de aprender.

( ) Desenvolve sessões com uma sequência de tempo pré-estabelecido, além de utilizar instrumentos formais, como os testes.

( ) Trabalha a dificuldade específica do sujeito a fim de melhorar seu desenvolvimento frente à dificuldade de aprendizagem apresentada. ( ) Utiliza estratégias focadas na recuperação dos conteúdos escolares considerados deficitários, bem como na organização de hábitos de estudo, por meio de atividades lúdicas que visem à expressão dos sentimentos do aluno em relação à escola e à aprendizagem.

( ) Trabalha em longo prazo, com maior flexibilidade e criatividade para atuar não apenas nos aspectos pedagógicos, mas também nos comportamentais e emocionais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) 1 – 1 – 2 – 2 – 2.

Gabarito: Letra A

 

(1) Investiga as relações do indivíduo com o conhecimento, os seus vínculos com a aprendizagem e todas as significações implícitas no ato de aprender.

Essa investigação faz parte de um processo de avaliação:

“A psicopedagogia é um campo de conhecimento em que a psicologia e a pedagogia interagem, com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem tentando remover os obstáculos desse processo. Nesse contexto, a avaliação psicopedagógica tem como objetivo investigar as relações do individuo com o conhecimento e os seus vínculos com a aprendizagem e todas as significações implícitas no ato de aprender

 

(1) Desenvolve sessões com uma sequência de tempo pré-estabelecido, além de utilizar instrumentos formais, como os testes.

Também é na avaliação que são utilizados instrumentos como os testes em uma sequência de tempo pré-estabelecida.

 

(2) Trabalha a dificuldade específica do sujeito a fim de melhorar seu desenvolvimento frente à dificuldade de aprendizagem apresentada.

Depois que a avaliação é feita e a dificuldade é identificada, o trabalho vem através de intervenção psicopedagógica.

“Após identificar os aspectos que envolvem a dificuldade de aprendizagem, pode-se optar por realizar uma intervenção psicopedagógica. Esta irá trabalhar a dificuldade específica do sujeito a fim de que se possa buscar um melhor desenvolvimento frente a dificuldade de aprendizagem apresentada, baseando-se em estratégias que possam recuperar por parte das crianças os conteúdos escolares que são considerados como deficitários, bem como a organização de hábitos de estudo e atividades lúdicas que visem a expressão de seus sentimentos em relação a escola e a aprendizagem. A intervenção deve compreender toda a dinâmica que envolve o processo de aprendizagem, como por exemplo, o processo do aluno em situação de sala de aula, na relação com o professor e os colegas frente às condições de ensino que lhes são oferecidas. Assim, o psicopedagogo clínico pode atuar tanto na avaliação quanto na intervenção psicopedagógica. A fim de diferenciar o papel do psicólogo nesses dois processos, pretende-se, por meio de um estudo de caso, identificar a postura profissional do psicólogo no processo de avaliação e intervenção psicopedagógica.”

 

(2) Utiliza estratégias focadas na recuperação dos conteúdos escolares considerados deficitários, bem como na organização de hábitos de estudo, por meio de atividades lúdicas que visem à expressão dos sentimentos do aluno em relação à escola e à aprendizagem.

Como vimos na afirmativa anterior, essas estratégias fazem parte da intervenção.

 

(2) Trabalha em longo prazo, com maior flexibilidade e criatividade para atuar não apenas nos aspectos pedagógicos, mas também nos comportamentais e emocionais.

Também é na intervenção que o psicopedagogo tem maior flexibilidade e tempo para atuar.

Na intervenção psicopedagógica, é possível ter uma maior flexibilidade, trabalhando com aspectos que forem surgindo ao longo da sessão. Nessa segunda etapa é necessário ter maior criatividade para poder trabalhar as dificuldades do paciente de uma forma lúdica e prazerosa, pois é importante que o paciente tenha vontade de aprender. O objetivo é a longo prazo. A todo momento, como no caso apresentado, é fornecido ajuda quando o paciente apresenta dificuldades, pois como afirma Smith e Strick (2001), é necessário “preparar o terreno” para que as crianças consigam obter sucesso de forma regular, pois este é o único incentivo que funciona a longo prazo. Com o tempo, são estruturadas circunstâncias para que possam obter sucesso sozinhas. (...) No processo de intervenção, o psicopedagogo também tem uma maior flexibilidade e criatividade para atuar não só nos aspectos pedagógicos, mas também comportamentais e emocionais.”

 

Assim, a sequência correta é 1 – 1 – 2 – 2 – 2

Nosso gabarito é Letra A

  

Fonte: Da Avaliação À Intervenção Psicopedagógica: Um Estudo De Caso. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9479_5472.pdf

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