Dalgalarrondo (2008) considera que algumas atitudes são, na maior parte das vezes, inadequadas e improdutivas durante a entrevista com o paciente. São elas, EXCETO:
- A) Adotar reações emotivas ou artificialmente calorosas que produzem, na maior parte das vezes, uma sensação falsa de intimidade.
- B) Durante a condução da entrevista, é importante que o profissional evite ter reações emocionais intensas de pena ou compaixão.
- C) O entrevistador deve evitar uma postura excessivamente neutra ou fria.
- D) O profissional deve buscar uma fórmula rígida que funcione bem com seus pacientes, para que não exista distinção na tipologia dos sintomas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) O profissional deve buscar uma fórmula rígida que funcione bem com seus pacientes, para que não exista distinção na tipologia dos sintomas.
Gabarito: Letra D
Dalgalarrondo (2008) considera que algumas atitudes são, na maior parte das vezes, inadequadas e improdutivas durante a entrevista com o paciente. São elas, EXCETO:
a) Adotar reações emotivas ou artificialmente calorosas que produzem, na maior parte das vezes, uma sensação falsa de intimidade.
Certo! Essa é uma atitude a ser evitada durante a entrevista.
“Reações exageradamente emotivas ou artificialmente calorosas, que produzem, na maioria das vezes, uma falsa intimidade. Uma atitude receptiva e calorosa, mas discreta, de respeito e consideração pelo paciente, é o ideal para a primeira entrevista. Criar um clima de confiança para que a história do doente surja em sua plenitude tem grande utilidade tanto diagnóstica como terapêutica.”
b) Durante a condução da entrevista, é importante que o profissional evite ter reações emocionais intensas de pena ou compaixão.
Certo! Essa também é uma atitude a ser evitada durante a entrevista.
“. Reações emocionais intensas de pena ou compaixão. O paciente desesperadamente transtornado, aos prantos, em uma situação existencial dramática, beneficiase mais de um profissional que acolhe tal sofrimento de forma empática, mas discreta, que de um profissional que se desespera junto com ele.”
c) O entrevistador deve evitar uma postura excessivamente neutra ou fria.
Certo! Essa também é uma atitude a ser evitada durante a entrevista.
“. Atitude excessivamente neutra ou fria, que, muito freqüentemente em nossa cultura, transmite ao paciente sensação de distância e desprezo”
d) O profissional deve buscar uma fórmula rígida que funcione bem com seus pacientes, para que não exista distinção na tipologia dos sintomas.
Errado. O profissional deve evitar uma fórmula rígida.
“Posturas rígidas, estereotipadas, fórmulas que o profissional acha que funcionaram bem com alguns pacientes e, portanto, devem funcionar com todos. Assim, ele deve buscar uma atitude flexível, que seja adequada à personalidade do doente, aos sintomas que apresenta no momento, à sua bagagem cultural, aos seus valores e à sua linguagem.”
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019
Deixe um comentário