De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica (2007) elaborada pelo Conselho Federal de Psicologia o processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados:
I. Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica.
II. Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. É recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação.
III. Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode finalizar o processo de avaliação.
IV. Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação.
Assinale a alternativa CORRETA:
- A) Apenas I, II, III estão corretos.
- B) Apenas I e IV estão corretos.
- C) Apenas II, III e IV estão corretos.
- D) Apenas I, II e IV estão corretos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Apenas I e IV estão corretos.
Gabarito: Letra B
De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica (2007) elaborada pelo Conselho Federal de Psicologia o processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados:
Vamos, primeiro, ver todos os passos apresentados pela cartilha:
“O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:
¬ Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;
¬ Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;
¬ Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;
¬ Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação.”
I. Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica.
Certo!
II. Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. É recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação.
Errado. Não é recomendada a utilização de uma só técnica.
III. Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode finalizar o processo de avaliação.
Errado. Diante das hipóteses iniciais, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses
IV. Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação.
Certo!
Apenas I e IV estão corretas.
Gabarito Letra B
Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf
Deixe um comentário