De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica de 2013, a avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo. Mais especialmente, a avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica. Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada em alguns elementos, entre os quais NÃO é CORRETO:
- A) Contexto no qual a avaliação psicológica se insere.
- B) A avaliação deve considerar e analisar os condicionantes sociais, os históricos não interferem no resultado final, pois a avaliação se torna um instrumento confiável e exclusivo.
- C) Condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.
- D) Construtos psicológicos a serem investigados.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A avaliação deve considerar e analisar os condicionantes sociais, os históricos não interferem no resultado final, pois a avaliação se torna um instrumento confiável e exclusivo.
Gabarito: Letra B
A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada em alguns elementos, entre os quais NÃO é CORRETO:
a) Contexto no qual a avaliação psicológica se insere.
b) A avaliação deve considerar e analisar os condicionantes sociais, os históricos não interferem no resultado final, pois a avaliação se torna um instrumento confiável e exclusivo.
c) Condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.
d) Construtos psicológicos a serem investigados.
Vamos ver quais são os elementos apresentados pela cartilha:
“Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:
1. contexto no qual a avaliação psicológica se insere;
2. propósitos da avaliação psicológica;
3. construtos psicológicos a serem investigados;
4. adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados;
5. condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.”
A avaliação deve considerar tanto os condicionantes históricos quanto os sociais:
“Segundo a Resolução CFP nº 007/2003, “os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de Avaliação Psicológica”. Cabe enfatizar que os resultados das avaliações psicológicas têm grande impacto para as pessoas, os grupos e a sociedade.”
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: Cartilha Avaliação Psicológica – 2013. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Avaliac%CC%A7aopsicologicaCartilha1.pdf
Deixe um comentário