Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (2013), algumas competências específicas são importantes para que o trabalho do psicólogo na realização de avaliação psicológica seja bem fundamentado e realizado com qualidade e de maneira apropriada.

Sobre as competências do psicólogo, analise as afirmativas abaixo.

I. Reconhecer o caráter processual da avaliação psicológica.

II. Ter domínio do campo da Psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos.

III. Ter conhecimentos de Psicometria, mais especificamente sobre as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada teste.

IV. Elaborar documentos psicológicos decorrentes da avaliação psicológica e saber comunicar os resultados advindos da avaliação, por meio de entrevista devolutiva.

São competências específicas para o trabalho do psicólogo na realização de avaliação psicológica as contidas nas afirmativas:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) I, II, III e IV.

Gabarito Letra D

 Relembre as competências listadas pelo CFP na cartilha mencionada:

“Algumas competências específicas são importantes para que esse trabalho seja bem fundamentado e realizado com qualidade e de maneira apropriada:

reconhecer o caráter processual da avaliação psicológica;

• conhecer a legislação referente à avaliação psicológica brasileira, dentre as quais as resoluções do CFP e o Código de Ética Profissional do Psicólogo;

• ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, dentre os quais podemos destacar: desenvolvimento, inteligência, memória, atenção, emoção, dentre outros, construtos avaliados por diferentes testes e em diferentes perspectivas teóricas;

ter domínio do campo da Psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos;

ter conhecimentos de Psicometria, mais especificamente sobre as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada teste;

• ter domínio dos procedimentos para aplicação, levantamento e interpretação do(s) instrumento(s) e técnicas utilizados na avaliação psicológica, bem como ter condição de planejar a avaliação com maestria, adequando-a ao objetivo, público-alvo e contexto;

elaborar documentos psicológicos decorrentes da avaliação psicológica;

• saber comunicar os resultados advindos da avaliação, por meio de entrevista devolutiva.”

 

Agora veja os itens apresentados pela questão: 

I. Reconhecer o caráter processual da avaliação psicológica.

 

II. Ter domínio do campo da Psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos.

 

III. Ter conhecimentos de Psicometria, mais especificamente sobre as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada teste.

 

IV. Elaborar documentos psicológicos decorrentes da avaliação psicológica e saber comunicar os resultados advindos da avaliação, por meio de entrevista devolutiva.

 

Todos aparecem como competências na cartilha.

Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Avaliac%CC%A7aopsicologicaCartilha1.pdf 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *