De acordo com SUKIENNIK, sobre a avaliação psicológica de alunos-problema, analisar a sentença abaixo:
Representa um método para obtenção de dados concretos e estandardizados relativos às capacidades e aos comportamentos de um indivíduo em uma variedade de áreas (1ª parte). Deve-se sempre iniciar a avaliação com uma anamnese bem meticulosa (2ª parte).
A sentença está:
- A) Totalmente correta.
- B) Correta somente em sua 1ª parte.
- C) Correta somente em sua 2ª parte.
- D) Totalmente incorreta.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Totalmente correta.
Representa um método para obtenção de dados concretos e estandardizados relativos às capacidades e aos comportamentos de um indivíduo em uma variedade de áreas (1ª parte).
Análise da 1ª parte: conforme o Caderno de avaliação psicológica (2016):
“...a Avaliação Psicológica pauta-se na busca de qualificar e quantificar os estados emocionais em diferentes contextos”
Deve-se sempre iniciar a avaliação com uma anamnese bem meticulosa (2ª parte).
Análise da 2ª parte: Segundo Voltolini & Almeida (2014):
“A anamnese é definida como a primeira fase de um processo, no qual se coletam dados. A história de vida ou anamnese psicopedagógica é uma técnica direcionada aos pais ou responsável, que pode ser aplicada em diferentes momentos, tanto antes quanto após a entrevista inicial com o aluno, dependendo da necessidade; permitindo a obtenção e análise de dados por se tratar de uma investigação profunda e detalhada. Através da anamnese serão reveladas informações do passado e presente do aluno, juntamente com as variáveis existentes em seu meio.”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que sentença está TOTALMENTE CORRETA, portanto, LETRA “A”.
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Fonte consultada:
Voltolini, M. R; Almeida, L. E. D. F de. (2014). Avaliação diagnóstica no contexto escolar: o estudo de caso do aluno x. IN: Cadernos, P. D. E. (2014). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Disponível em https://bit.ly/3ApHzvr
Caderno de avaliação psicológica: dimensões, campos de atuação e atenção / Bruno Jardini Mäder (org.) – Curitiba : CRP-PR, 2016.
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