Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Villemor-Amaral, 2008, analise as assertivas abaixo:

I. Qualquer avaliação psicológica tem como objetivo fornecer informações para que sejam tomadas decisões sobre a pessoa avaliada.

II. As técnicas projetivas destinam-se à investigação da personalidade e não podem ser utilizadas em contextos que indiquem a forma como cada sujeito percebe seu entorno.

III. As técnicas projetivas possibilitam a avaliação de áreas sadias e patológicas da personalidade, retratando o mundo interno do indivíduo e revelando seu equilíbrio e recursos para lidar com seus conflitos.

Assinale a alternativa que indica as assertivas que estão corretas:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) I, III

   

  

Essa questão está baseada no seguinte texto:

 

"Qualquer avaliação psicológica tem como objetivo fornecer informações, para que, a partir destas, sejam tomadas decisões sobre o indivíduo avaliado. Estas decisões situam-se nos mais variados âmbitos, tais como no organizacional (indivíduo se encaixa ou não no perfil desejado para determinado cargo), no jurídico (indivíduo deve ou não ser considerado imputável por algum delito cometido) e no clínico (indivíduo precisa ou não de acompanha- mento psicológico ou psiquiátrico), citando apenas alguns. Em todos estes âmbitos é comum que se faça uso de técnicas projetivas. Independentemente da área de atuação, a atividade profissional do psicólogo vincula-se diretamente ao ato de avaliar e, na sociedade contemporânea, cada vez mais é preciso avaliar comportamentos humanos em diferentes contextos e com alto grau de precisão e confiabilidade.

(...)

Testes e técnicas projetivas podem ser utilizados na avaliação da personalidade e de outros elementos (relações interpessoais, dinâmica familiar) que se mostrem importantes para a compreensão de um sujeito ou de uma situação vivenciada ou percebida por ele. Na "leitura" de um fenômeno projetivo, deve se considerar a percepção externa que um indiví- duo tem de determinado estímulo, que é influenciada e determinada pelo seu mundo inter- no. Assim, é possível pensar que a produção feita a partir de uma mancha de tinta, um desenho ou uma história sempre trará consigo informações sobre o que se passa internamente com aquele que a fez. Essa idéia abre espaço para que as técnicas projetivas sejam utilizadas em outros contextos e não apenas na investigação da personalidade, trazendo dados sobre a forma com que cada sujeito percebe determinadas cenas ou situações.

(...)

As semelhanças existentes entre as diversas técnicas projetivas residem no fato de que todas são "reveladoras de material dinâmico, normal ou patológico, através da projeção" (Werlang & Cunha, 1993, p. 123). Elas possibilitam a avaliação de áreas sadias e patológicas da personalidade, "retratando o mundo interno do indivíduo e revelando seu equilíbrio e seus recursos para lidar com seus conflitos" (p. 124). Nesse tipo de instrumento psicológico, o sujeito atribui as próprias qualidades e necessidades a estímulos externos, sem que tome consciência disso."

 

Fonte: "Apontamentos sobre o status científico das técnicas projetivas" (Fensterseifer e Werlang) In: "Atualizações em métodos projetivos para avaliação psicológica" (1ª ed.). (Villemor-Amaral e Werlang)

 

Com isso, podemos identificar como corretas as afirmativas I e III.

 

I. Qualquer avaliação psicológica tem como objetivo fornecer informações para que sejam tomadas decisões sobre a pessoa avaliada.

  

II. As técnicas projetivas destinam-se à investigação da personalidade e não podem ser utilizadas em contextos que indiquem a forma como cada sujeito percebe seu entorno.

  

III. As técnicas projetivas possibilitam a avaliação de áreas sadias e patológicas da personalidade, retratando o mundo interno do indivíduo e revelando seu equilíbrio e recursos para lidar com seus conflitos.

 

Encontramos a resposta na Letra B.

 

Assinale a alternativa que indica as assertivas que estão corretas:


a)  I, II
b)  I, III
c)  II, III
d)  I, II, III

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *