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Dependendo dos objetivos de um psicodiagnóstico, podem ser necessários vários tipos de comunicação a respeito dos resultados do processo, como, por exemplo, entrevista de devolução com o indivíduo avaliado e com seus responsáveis, laudo encaminhado ao psiquiatra que acompanha o caso e parecer encaminhado a alguma instituição que fez a sugestão inicial do exame. Nesse caso, o conteúdo de cada documento

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) é definido tanto pelas questões específicas, formuladas no início do processo, quanto pelas características dos diferentes receptores do informe.

 

Dependendo dos objetivos de um psicodiagnóstico, podem ser necessários vários tipos de comunicação a respeito dos resultados do processo, como, por exemplo, entrevista de devolução com o indivíduo avaliado e com seus responsáveis, laudo encaminhado ao psiquiatra que acompanha o caso e parecer encaminhado a alguma instituição que fez a sugestão inicial do exame. Nesse caso, o conteúdo de cada documento

 

a)  é definido tanto pelas questões específicas, formuladas no início do processo, quanto pelas características dos diferentes receptores do informe.

 

Essa alternativa está de acordo com Cunha:

 

"O conteúdo da comunicação é definido tanto pelas questões específicas, formuladas no início do processo, como pela identidade do receptor. Existem questões cuja resposta é do interesse de um receptor, mas não de outro. Tomemos um exemplo simples de um menino que está tendo reações agressivas contra pessoas do sexo feminino, que é encaminhado para exame pela pré-escola.

 

Ao psicoterapeuta, ao qual será encaminhado, interessa por que e para que existe o sintoma, isto é, importa o entendimento dinâmico do caso. À escola importa mais saber como se apresenta, em que circunstâncias, e como manejar o problema. Portanto, o conteúdo pode variar quanto à natureza dos dados, conforme as questões a que responde."

 

Assertiva Correta.

 

b)  apresenta a mesma redação, para preservar a integridade das informações sobre o caso e garantir a uniformidade da sua compreensão pelos vários solicitantes do laudo.

 

Como vimos acima, os receptores tem interesses diferentes. Portanto, o documento não apresenta a mesma redação.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  responde sempre às mesmas questões, com o mesmo nível de profundidade, especificidade e extensão na apresentação de conclusões.

 

Cunha comenta o seguinte:

 

"Eventualmente, as mesmas questões podem ser respondidas através de comunicações diferentes, mas o conteúdo de cada uma pode ser diverso, em especificidade, profundidade e extensão, seja o receptor, por exemplo, um psiquiatra, um professor ou um pai de nível socioeconômico baixo."

 

Há, portanto, variações.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  varia conforme a gravidade dos dados obtidos pelo psicodiagnóstico, que pode solicitar do profissional a omissão de pontos fundamentais do caso nos documentos.

 

Como vimos acima, o critério para a variação do conteúdo da comunicação não é a gravidade dos dados:

 

"O conteúdo da comunicação é definido tanto pelas questões específicas, formuladas no início do processo, como pela identidade do receptor."

 

Assertiva Falsa.

 

e)  é elaborado de forma semelhante, pois, embora os receptores tenham questionamentos diferentes, os pontos a serem discutidos com todos eles são os mesmos.

 

De acordo com Cunha, conforme estudamos, o conteúdo da comunicação não é elaborado de forma semelhante.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

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