Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Durante a elaboração de um relatório sobre uma avaliação psicológica realizada, um psicólogo deve informar ao solicitante do documento os procedimentos por ele adotados para coletar as informações que subsidiaram a sua análise. Os procedimentos adotados pelo profissional, e que precisam constar do relatório, devem ser

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) pertinentes para avaliar a complexidade da avaliação psicológica que está sendo solicitada.

 

  ATENÇÃO ALUNO!

 
  • O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União dia 01/04/2019 a Resolução CFP nº 06/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Tal Resolução revoga as Resoluções CFP nº 15/1996 e 07/2003, além de substituir a Resolução CFP nº 04/2019;
 
  • A Resolução CFP nº 06/2019 entrou em vigência em 90 dias a partir de sua publicação e substituiu a Resolução CFP nº 07/2003, resolução que constituiu o gabarito desta questão. 
 
 

a)  fundamentados na literatura internacional quanto à sua validade para os fins a que se propõem.

INCORRETA. Conforme Resolução 009/2018:

 “Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação)”

 
 

b)  uniformizados para todos os processos de avaliação realizados por um mesmo psicólogo.

INCORRETA. Sobre isso, acompanhe o que traz Nascimento & Resende, 2014, p. 4:

“...nas diversas situações de avaliação, especialmente nas clínicas, não devemos trabalhar de forma rígida, de modo que todas as avaliações sigam um mesmo procedimento. A avaliação psicológica não deve ser nunca realizada de forma mecânica, mas sempre levar em conta o caso individual que estamos avaliando, bem como o meio cultural em que está inserido. Esta proposta não implica que não existem critérios científicos para o trabalho.”

 
 

c)  pertinentes para avaliar a complexidade da avaliação psicológica que está sendo solicitada.

CORRETA. Segundo a Resolução 007/2003_CFP sobre relatório psicológico:

“A descrição do procedimento apresentará os recursos e instrumentos técnicos utilizados para coletar as informações (número de encontros, pessoas ouvidas etc) à luz do referencial teórico-filosófico que os embasa. O procedimento adotado deve ser pertinente para avaliar a complexidade do que está sendo demandado.”

 
 

d)  escolhidos e planejados juntamente com a pessoa que será alvo da avaliação psicológica.

INCORRETA. Segundo a Resolução 009/2018:

“A psicóloga e o psicólogo têm a prerrogativa de decidir quais são os métodos, técnicas e instrumentos empregados na Avaliação Psicológica, desde que devidamente fundamentados na literatura científica psicológica e nas normativas vigentes do Conselho Federal de Psicologia”

 
 

e)  contemplar todos os aspectos do psiquismo da pessoa que precisa ser avaliada em relação a uma demanda.

INCORRETA. Segundo a Resolução 007/2003:

 

“Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo”

________________

Fonte consultada:

 

Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 16 de Novembro de 2018.

 

Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP Nº 009, de 25 de abril de 2018 Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n%C2%BA-09-2018-com-anexo.pdf Acesso em 30 de Abril de 2019

 

Nascimento, R. S. G. F., & Resende, A. C. (2014). Proposta para uma Avaliação Psicológica Fundamentada na Experiência. Revista online IPOG. Disponível em: https://www.ipog.edu.br/download-arquivo-site.sp?arquivo=proposta-para-uma-avaliacao-psicologica-fundamentada-na-experiencia-5181952.pdf

 

Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *