Em relação à avaliação psicológica e cuidado do idoso é necessário
- A) focar na perda de memória, pois esta não é passível de recuperação, sendo um processo irreversível.
- B) observar que, em relação à depressão, respondem pior ao tratamento medicamentoso e psicoterápico.
- C) considerar que há uma maior sensibilidade do idoso ao álcool, sendo mais propenso a fazer uso abusivo de substâncias.
- D) fazer diagnóstico diferencial, pois a depressão é subdiagnosticada e pode ser confundida com a demência e encarada como natural nesse período.
- E) considerar que a doença mental é mais comum na população idosa, com piora da saúde mental nessa etapa do ciclo vital
Resposta:
A alternativa correta é letra D) fazer diagnóstico diferencial, pois a depressão é subdiagnosticada e pode ser confundida com a demência e encarada como natural nesse período.
Em relação à avaliação psicológica e cuidado do idoso é necessário
a) focar na perda de memória, pois esta não é passível de recuperação, sendo um processo irreversível.
Muitos artigos recomendam avaliar a depressão em idosos, pois é confundida com outras patologias e subdiagnosticada. A memória, de forma geral, já faz parte de um histórico de avaliações nesse público.
Assertiva Falsa.
b) observar que, em relação à depressão, respondem pior ao tratamento medicamentoso e psicoterápico.
O tratamento medicamentoso e psicoterápico é reconhecido como pertinente para tratar essa psicopatologia e isso não muda em relação aos idosos.
Assertiva Falsa.
c) considerar que há uma maior sensibilidade do idoso ao álcool, sendo mais propenso a fazer uso abusivo de substâncias.
Há estudos que dizem que há uma maior sensibilidade do idoso ao álcool. Portanto, essa é uma alternativa que pode criar dúvidas. Contudo, a maior sensibilidade não necessariamente implica em maior propensão em fazer uso abusivo.
Assertiva Falsa.
d) fazer diagnóstico diferencial, pois a depressão é subdiagnosticada e pode ser confundida com a demência e encarada como natural nesse período.
Essa é a alternativa que está coerente com as discussões teóricas. Veja o que diz o Ministério da Saúde:
"Como os sintomas depressivos podem ser confundidos com o envelhecimento, se a equipe de saúde não estiver atenta para a identificação da sintomatologia ou a considere parte normal do processo de envelhecimento, o diagnóstico passará despercebido. Cerca de 50 a 60% dos casos não são detectados, tornando a depressão subdiagnosticada e subtratada nesta faixa etária"
Assertiva Correta.
e) considerar que a doença mental é mais comum na população idosa, com piora da saúde mental nessa etapa do ciclo vital
Essa afirmativa é muito abrangente, pois não delimita qual doença mental. Além disso, não necessariamente a saúde mental irá ser pior nos idosos.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
Deixe um comentário