Embora considerado com negatividade por muitos, afirmo inicialmente meu entendimento no sentido de que os exames psicotécnicos têm seu lugar reservado na seleção para cargos públicos: simplesmente não podemos abrir mão deles. Um dos maiores problemas do concurso público é que examina bem a quantidade de conhecimento adquirido pelo candidato, mas é pouco eficiente para medir caráter, ética, honestidade e outros valores inequivocamente mais importantes do que a competência técnica. A matéria do programa se aprende. Ser honesto, equilibrado, decente… isso é mais complicado.
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O Supremo Tribunal Federal, chamado a se manifestar sobre a matéria, pontificou que “o exame psicotécnico, especialmente quando possuir natureza eliminatória, deve revestir-se de rigor científico, submetendo-se, em sua realização, à observância de critérios técnicos, que propiciem base objetiva, destinada a viabilizar o controle jurisdicional da legalidade, da correção e da razoabilidade dos parâmetros norteadores da formulação e das conclusões resultantes dos testes psicológicos, sob pena de frustrar-se, de modo ilegítimo, o exercício, pelo candidato, da garantia de acesso ao Poder Judiciário, na hipótese de lesão a direito.”. (DOUGLAS, 2009).
Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre avaliação pedagógica, pode-se afirmar:
De forma inadequada, é comum usar o psicodiagnóstico como sinônimo de avaliação psicológica, quando essa é mais ampla e volta-se para objetivos não restritos à atividade clínica.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
De acordo com as informações do texto e os conhecimentos sobre avaliação psicológica, o uso inadequado do termo "psicodiagnóstico" como sinônimo de "avaliação psicológica" é uma prática comum. No entanto, a avaliação psicológica é um conceito mais abrangente, que não se limita apenas à atividade clínica. Ela engloba uma variedade de métodos e técnicas utilizados para avaliar aspectos psicológicos, como personalidade, habilidades cognitivas e emocionais, comportamento, entre outros, em diferentes contextos, incluindo seleção de pessoal, orientação profissional, avaliação educacional, entre outros.
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